A password will be e-mailed to you.

Trabalhar com desenvolvimento de games é um trabalho que envolve muita documentação. Como qualquer produto, um game precisa entregar uma experiência quando está finalizado e é essencial fazer registros de tudo que deu certo/errado durante o processo criativo do mesmo. Há modelos de documento como o high concept template e o game design document que são bases nucleares para manter um registro do game e direcionar fluxos de trabalho de diferentes profissionais. Nesta página aqui, inclusive, o leitor ou leitora vai achar modelos bem legais desses arquivos criados pelos autores do livro Fundamentals of Game Design.

No entanto, gostaria de compartilhar neste post um breve checklist que utilizo nos meus projetos de games. Trata-se de uma pequena lista cuja função principal é sempre me lembrar dos passos fundamentais do projeto que estou trabalhando. Muitas vezes me pego pulando algumas etapas e esse checklist me ajuda a “voltar para a realidade” do projeto. Basicamente ele reúne alguns aspectos elementares de criação/produção/teste de um game. Pode ser usado para projetos digitais ou analógicos.

Parece o óbvio do óbvio, mas – para mim pelo menos – é fundamental ter os passos “ticados” para poder definir o que é importante, o que é prioridade e o que posso fazer depois. Este checklist também me ajuda a elaborar os contatos que vou precisar correr atrás para dar vida para o game (programadores, ilustradores, gráficas etc.)

Você pode copiar, distribuir ou adicionar elementos nessa lista. Só lembra de dar os créditos aqui para o autor do post. =)

Espero que ajude e inspire a criação de games!

Aproveito, também, para convidá-los a acompanhar o projeto do UoD com o Geek City, o maior evento do sul do país, voltado para um público que não vive desconectado é apaixonado por tecnologia e fanático por games, cinema e cultura pop. Estaremos por lá  de 1 a 3 de setembro.

#GoGamers