10 sites e apps que ajudam a se preparar para o Enem

 

A Internet constitui uma ótima ferramenta de estudos, que pode ajudar o aluno a se preparar para o Enem e para outros exames vestibulares. Hoje, há muitos sites e aplicativos que visam a ajudar o estudante a otimizar seu desempenho nos exames que pretende prestar.

Mais de seis milhões de pessoas se inscreveram para prestar o Enem. Esse exame se tornou o maior vestibular do Brasil, pois muitas faculdades passaram a utilizá-lo em vez de aplicar seu próprio vestibular.

Vale ressaltar que a partir de 2009, o Enem passou a exigir todas as matérias tradicionais ensinadas no Ensino Médio. Antes disso, a grande maioria da prova era constituída por questões de Português (Interpretação de Texto), Raciocínio Matemático e Conhecimentos Gerais. Hoje, o Enem, que é um exame relativamente longo, testa até mesmo Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Filosofia, Sociologia e Artes.

Há muito a estudar para se preparar adequadamente para o Enem. Há diversos portais/sites e aplicativos que ajudam o aluno no preparo para esse exame de máxima importância.

Confira abaixo alguns desses aplicativos e portais/sites:

1. Gabaritar

Esse aplicativo ajuda o aluno a organizar seus estudos para concursos e vestibulares, inclusive o Enem. O Gabaritar oferece as seguintes funções: Planejamento (montar plano de estudo), Estudo (cronômetro digital) e Acompanhamento (gráficos que mostram a relação entre as horas estudadas e quanto o aluno já deveria ter estudado). Há também dicas para melhorar a aprendizagem.

O aplicativo é gratuito e compatível com o Android 2.1 ou superior.

2. Manual Redação

O Manual Redação é um aplicativo para o Windows Phone (compatível com o Windows Phone 7.5 ou superior). Constitui um guia descritivo de como realizar cada tipo de redação. Além disso, disponibiliza exemplos de como escrever redações.

Vale lembrar que o Enem exige que o aluno elabore uma redação dissertativa. Portanto, é fundamental que o participante saiba as diferenças entre cada tipo de redação. Todo aluno que prestará o Enem deve praticar escrever redações dissertativas.

3. AppProva

O AppProva é um aplicativo para o Android e o iOS. É um jogo que testa o conhecimento dos alunos por meio de questões aplicadas em provas de vestibulares: UFRJ, PUC, UEMG, entre outras. O aplicativo, que contém mais de 9.000 questões, pode ajudar o aluno a se preparar para o Enem.

4. Enem

O aplicativo Enem é pago e foi desenvolvido para dispositivos móveis com iOS. Contudo, oferece uma versão gratuita. Esse aplicativo disponibiliza muitas questões de provas de anos anteriores do Enem. O app reúne as provas aplicadas entre os anos 1998 e 2011. Por meio desse aplicativo, o aluno pode testar seus conhecimentos e avaliar quanto bem está preparado para o Enem.

5. Educabras

O Educabras é um portal voltado tanto para alunos como para professores. Um dos principais objetivos do Educabras é preparar estudantes para prestar o Enem e o Vestibular. O Educabras oferece centenas de aulas cujo conteúdo é bastante rico, além de ferramentas como simulados e provas passadas. Tanto os simulados como as provas são corrigidas automaticamente e os resultados são armazenados na assinatura do aluno. Um recurso singular do Educabras é o Programa de Estudo Personalizado, que indica para o assinante os assuntos mais testados pelo Enem e pelos vestibulares que ele pretende prestar.

6. Brasil Escola

O Brasil Escola é um dos portais de Educação mais vastos do Brasil. É gratuito e voltado para alunos do Ensino Médio. O enorme conteúdo do portal é disponibilizado por meio de aulas simples, relativamente curtas e didáticas. O Brasil Escola se destaca por abranger muitas áreas de conhecimento.

Além disso, o portal oferece uma série de ferramentas gratuitas para alunos que pretendem prestar o Enem e o Vestibular. Por exemplo: o download de provas passadas.

7. Gramática Online

A nota na redação do Enem é de importância fundamental. O desempenho nessa área do exame pode determinar se o participante terá êxito ou não. Assim, é indispensável que os alunos se preparem para escrever uma boa redação dissertativa. Esta não pode conter erros de Gramática ou Ortografia.

O Gramática Online ajuda o aluno a estudar a língua portuguesa. O site disponibiliza testes, textos, esclarecimento de dúvidas e videoaulas.

8. Stoodi

O Stoodi visa a auxiliar os alunos no preparo para o Enem. O site contém videoaulas sobre as matérias testadas no exame: Física, Química, Biologia e Português, entre outras. O site também inclui a correção de redações.

9. Física Interativa

O site Física Interativa é voltado para o estudo de Física. No aplicativo do site, o aluno encontra resumos e fórmulas dessa matéria e pode navegar facilmente por elas, além de ler uma breve explicação que auxilia na memorização de conceitos importantes. O aluno também tem acesso a mais de 100 questões do Enem, agrupadas por assunto, resolvidas e comentadas detalhadamente.

10. Biologia Total

O site Biologia Total, voltado para o estudo dessa matéria, oferece videoaulas, simulados, monitorias, etc. É um site que pode ajudar muito o aluno que deseja passar em Medicina e ter êxito em Biologia, tanto no Enem como em outros exames vestibulares.

Esses são alguns aplicativos e portais/sites que ajudam o aluno a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Internet está repleta de muitos outros ótimos sites de Educação. O estudo online é uma ferramenta que todo aluno deve utilizar para maximizar o desempenho nas provas que prestará.

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More