Um disco de ouro há 40 anos no espaço

A Sonda Voyager 1 completará, agora em setembro, 40 anos no espaço. A missão espacial mais longínqua (e longeva) da humanidade ultrapassou a fronteira do nosso sistema solar no dia 12 de setembro de 2013 para avançar no desconhecido espaço interestelar, com uma bolha magnética dominada por partículas solares e já sofre influência de outras estrelas da Via Láctea, não o Sol. Com sua bateria nuclear ainda em funcionamento, os cientistas estimam que ela funcione até o ano 2020, quando estará por conta própria na escuridão do universo. A sonda percorre uma velocidade equivalente a 17km/s ou 61.920 km/h e se encontra a uma distância 139 vezes mais distantes do Sol que a Terra, ou 3 percursos até Plutão.

Tanto a Voyager 1 quanto a Voyager 2 levaram consigo um disco de ouro denominado “The Sounds of Earth” Os registros contêm sons e imagens selecionadas para retratar a diversidade de vida e cultura na Terra e destinam-se a qualquer forma inteligente de vida extraterrestre ou para futuros humanos, que possam encontrá-los. Esses registros são considerados como uma espécie de cápsula do tempo terrestre.

https://www.youtube.com/watch?v=Bhuq9rNO_FQ&list=PLA5Z0m2JKyVJUgkMG08WP8KsAvLrjfkjP

O conteúdo do disco foi selecionado para a NASA por Carl Sagan e sua equipe. Durou cerca de 1 ano para ser concluído e possui centenas de sons terrestres, uma mensagem impressa do ex-presidente americano Jimmy Carter, e a mensagem Per aspera ad astra (caminho até os astros) no código Morse. A capsula leva também registros fotográficos da diversidade terrestre e diagramas matemáticos e científicos com a a localização da Terra em nossa galáxia. A seleção musical possui Bach (a música de Bach possui simetria matemática), Bethoven, Chuck Berry entre outros artistas de todas as partes do Mundo. O famoso astrônomo da série original Cosmos, Carl Sagan, sugeriu que a música dos Beatles “Here Comes the Sun” fosse incluída no registro, mas a gravadora EMI, detentora dos direitos autorais da música, declinou. (sempre os Beatles…).

golden voyager
Capa do Golden Record com Mensagens e Significados

Muitos consideram improvável que esses registros sejam encontrados, mesmo que acidentalmente. Sagan disse acreditar que será encontrado por civilizações inteligentes e que essa “garrafa” lançada ao oceano cósmico diz algo muito esperançoso sobre a vida neste planeta. Super poético!

fonte e fonte

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More