A Exposição Hypnic

Você sabe o que é hipnagogia?

Aprendi algo novo hoje (e algo que sempre me intrigou). Recomendo.

Você já teve a sensação que estava caindo antes de pegar no sono? Isso é uma transição entre o consciente e o inconsciente, que gera momentos de vulnerabilidade e não acontece de forma tranquila.

Isso tem nome: hipnagogia.

É o momento em que o cérebro está no limiar entre o consciente e o inconsciente na hora de dormir, e que produz uma série de sensações e experiências. Um estranho e fascinante estado em que os sonhos parecem verdadeiras visões.

Velha conhecida dos artistas, a hipnagogia é apontada por muitos como a inspiração para seus trabalhos. Salvador Dali, por exemplo, chamava esse período de “soneca com chave” e tirava dali boa parte da inspiração para seus trabalhos.

Fui apresentado ao conceito na Hypnic, segunda exposição solo da artista Angela Bassichetti. Sob esse tema e inspiração, a exposição convida a pensar questões como sexualidade e diversidade. Assuntos, curiosamente, atuais e polêmicos, não?

Na exposição, “em um mundo onde tudo é possível” surgem as mais diversas criaturas, representando a liberdade. Ali, o tempo, a matéria e a gravidade são diferentes, tudo é possível e são pequenas criaturas (sorvetetas, surubears e lapinus) que ajudam a revelar as histórias.

Explico.

A exposição é formada por uma série de esculturas que trazem esse mundo inconsistente para os visitantes. As Sorvetetas (que nome… delicioso, não?) são bolas de sorvete com muita calda, cerejas e um saboroso detalhe a mais.

É possível encontrar a “sobremesa” nas versões de uma bola, duas ou três (?).

sweet teets rainbown

Outra curiosa criatura desse mundo é o Surubear, gummy bears gays em diferentes posições que permitem montar as mais diversas formas de orgias. Os ursinhos aparecem também como uma forma de discutir a diversidade sexual, pois são todos machos e aceitam todas as formas de relação. Existem os ursos grandes, com 20 cm, e também a versão mini, no tamanho dos docinhos originais.

surubears1

Os Lapinus são os menores coelhos do mundo e sempre despertaram a curiosidade do mundo científico por existirem apenas machos na espécie. Na exposição finalmente descobrimos como eles nascem, em delicadas rosas que formam um Jardim de Lapinus.
how they bornA Exposição Hypnic acontece na Galeria Vila Nova.

convite frenteMais obras da artista:

angel4angel6coelha

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More