A invenção da TV a cores pode ter mudado o jeito como sonhamos

Todos os seres humanos sonham – isto é fato científico comprovado. Ainda que a maioria das pessoas esqueça aquilo que sonhou, todo mundo sonha. Mas nem todo mundo sonha igual.

A pesquisa da psicóloga Eva Murzyn, da Universidade de Dundee, Reino Unido, procurou analisar quais eram as cores predominantes nos sonhos e porque isso mudava de pessoa para pessoa. O ponto de partida para analisar essa questão foram estudos de 1915 a 1950 que sugeriam que a maioria dos sonhos, antigamente, eram em preto e branco (cerca de 75%), mas a tendência mudou nos anos 1960, quando 83% das pessoas afirmavam sonhar colorido. Como esse período marcou a transição das TV em preto e branco para a TV em cores, uma forte suspeita de que a mídia estava pautando os sonhos das pessoas surgiu.

TV

Concluiu-se então que a televisão pode mesmo afetar nosso cérebro de formas inesperadas – e maiores do que imaginamos.

Através desse estudo, foi descoberto que apenas 12% da população mundial sonha em preto e branco, como se estivesse em um filme antigo. Coincidentemente (ou não), pessoas com no máximo 25 anos de idade responderam à pesquisa que “quase nunca” sonhavam em preto e branco. Já as pessoas com 55 anos ou mais, que tiveram contato com a televisão em preto e branco quando eram crianças, disseram sonhar sem cores cerca de 25% do tempo – ou seja, mesmo com o passar dos anos, as cores da televisão as quais cada um foi exposto segue afetando os sonhos.

A pesquisa afirmou ainda que, mesmo com poucas horas por dia assistindo à TV ou a filmes, o envolvimento e a atenção emocional das pessoas estariam elevados durante esses momentos, marcando suas mentes de forma profunda e, consequentemente, seus futuros sonhos.

Apesar disso, a psicóloga afirmou ainda que é impossível garantir com 100% de certeza que os sonhos são mesmo em preto e branco ou se a exposição aos conteúdos audiovisuais pode alterar a maneira com a qual a mente reconstrói os sonhos assim que acordamos. Vai saber…

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More