Día de Los Muertos: as tradições por trás da festividade mexicana

Começou no último dia 31 as festividades em comemoração ao Día de Los Muertos, tradicional festa mexicana. O que aqui no Brasil se resume a um feriado que passa meio batido (o Dia de finados, 2 de novembro), por lá é uma das datas mais importantes do ano, marcada por muita comemoração e rituais.

Os costumes, à primeira vista, podem parecer um tanto quanto sinistros: é comum, por exemplo, preparar as refeições preferidas das pessoas que partiram já que, nessa data, elas têm permissão divina para “visitar” seus amigos e familiares. Fazem parte do menu ainda as caveiras de chocolate, o Pan de Muertos, decorado com rostos de pessoas (!) e Mezcal, uma bebida alcoólica semelhante à tequila. A ceia é realizada tanto na casa das pessoas quanto nos cemitérios, que são decorados para a ocasião e lotam de visitantes.

As tradições começam uma semana antes do feriado propriamente dito, quando tem início a colheita da Cempasuchil, uma flor de cor laranja que costuma brotar somente nessa época e toma as paisagens do país. Outra figura marcante no começo de novembro é a Katrina, a imagem de uma senhora caveira arrumada – às vezes até vestida de noiva – que aparece em quadros, gravuras e demais “souvenirs” das cidades.

O início

No México, era comum que, antigamente, os familiares que viessem a falecer fossem enterrados sob as próprias casas – a tradição tinha como objetivo manter essas pessoas sempre por perto. Por isso, inicialmente, as festividades do Día de Los Muertos eram feitas nas casas das famílias mesmo. A origem das festas alegres para homenagear os mortos mistura costumes do catolicismo com a tradição indígena asteca.

Com o tempo, essa prática de enterrar os corpos embaixo das casas foi proibida e, então, as festas mudaram de endereço, tomando os cemitérios de todo o país. Porém, até hoje, algumas famílias têm como costume tirar o corpo do morto da cova, limpar seus ossos e devolvê-los ao túmulo. Em teoria, isso representa cuidado e atenção aos parentes…

Em 2003, o Día de Los Muertos entrou na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

O festival de Los Muertos acontece no México de 31 de outubro a 2 de novembro. Confira algumas fotos da festa desse ano:

@dsm1927

@dsm1927

@gwarnart

@gwarnart

@hatz102

@hatz102

@sanmigueldeallende

@sanmigueldeallende

@tabilabo

@tabilabo

@veroquevedoyoga

@veroquevedoyoga

@beth.schwindt

@bethschwindt

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More