Nodossauro, o fóssil de dinossauro mais bem preservado do mundo 

Era uma segunda-feira, em março de 2011, quando Shawn Funk, um operador de máquinas que trabalhava com uma escavadeira, se deparou com um objeto diferente dos quais estava acostumado a encontrar. Entre vestígios de plantas, madeira fossilizada e tocos de árvores, surgiu uma rocha que trazia no seu interior algo como o resto mortal de um animal.

Tratava-se sim de um animal. E não um qualquer: um dinossauro. Ali, em uma área ao norte de Fort McMurray, Alberta, estava o fóssil de dinoussauro que mais tarde fora batizado de nodossauro – o fóssil de dinossauro mais bem preservado já encontrado no mundo. Funk, que até então nunca tinha visto nada parecido, mandou o suposto animal diretamente para análise.

Hoje, seis anos após o episódio, já sabe-se que, quando vivo, o dinoussauro possuía 5,5 metros de comprimento e pesava aproximadamente 1300 quilos. Eles contavam ainda com uma couraça espinhenta para espantar predadores e chifres nas laterais do pescoço. Esse animais habitaram a Terra 110 milhões ou 112 milhões de anos atrás. Segundo a National Geographic, era como se fosse o rinoceronte da época – herbívoro, irritadiço e reservado.

Ilustração de Davide Bonadonna

As pesquisas sobre a espécie aconteceram no laboratório de preparação de fósseis do Museu Royal Tyrell – para onde foi mandado logo que encontrado pelo escavador. Foram necessários pouco mais que cinco anos – e sete mil horas de trabalho – para retirar o dinossauro da rocha e remover o fóssil por completo.

O Museu Royal Tyrrell tem o dinoussauro como atração principal de uma exposição de fósseis encontrados em áreas industriais de Alberta. “É basicamente uma múmia de dinossauro. É excepcional”, conta Don Brinkman, diretor de preservação e pesquisa do museu, ao jornal The New York Times.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More