Afinal, quem foi esse tal Earl Grey do chá?

Por definição, Earl Grey é o nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota. O mais tradicional é à base de chá preto, mas também existem versões com os chás verde e branco. O Earl Grey é uma das variedades de chá mais consumidas e apreciadas no Reino Unido, normalmente consumida quente e com leite.

A mistura foi batizada em homenagem ao 2º Conde Grey – o Earl Grey, em inglês – primeiro-ministro britânico nos anos 1830. A história corresponde no que diz respeito ao fato de que Grey ganhou essa mistura de chá preto com bergamota de presente – mas há versões que dizem que o responsável pelo agrado foi um mandarim chinês que estava grato pela intervenção do Conde e de suas tropas no salvamento de um de seus filhos. Mas essa história falha no ponto que, na verdade, o primeiro-ministro nunca esteve na China. A segunda versão afirma que tratava-se do presente de um marajá indiano, que queria agradecer Grey também pelo salvamento de seu filho, dessa vez das garras de um tigre.

earl grey 1
Charles Grey

Partindo do princípio que o Conde ganhou o chá de presente, ambas as versões afirmam que, então, ele começou a servir a bebida aromatizada aos seus convidados nos diversos eventos que promovia. O chá fez sucesso e, então, os fabricantes da Twinings foram convidados a elaborar uma receita que pudesse ser comercializada. Batizado de Earl Grey´s Tea, o blend consiste em uma mistura dos chás indianos Darjeeling e Ceilão, com um toque de Lapsang Souchong e, claro, óleo de bergamota.

Mas esse detalhe também é contestado. Os fabricantes de chá da Jacksons os Piccadilly, principais concorrentes da Twinings, defendem que eles ganharam a receita anos atrás do próprio Conde Grey, que pediu para a marca reproduzir e comercializar o chá que ele tanto apreciava. A receita da Jacksons leva chás pretos chineses, um pouco mais intensa que a da Twinings.

A Twinings, inclusive, afirma que os tea tasters da marca se desdobram a cada safra para buscar a proporção ideal e quais chás devem ser usados para manter sempre o sabor exatamente igual. Ou seja, a receita muda a cada ano para que o chá tenha sempre o mesmo gosto. Depois disso, eles desenvolveram ainda as variações do Earl Grey, como o Lady Grey, que combina casca de limão e lima e é indicado para mulheres, e o Lavender Earl Grey, com lavanda.

O Earl Grey, além de ser o chá mais consumido no Reino Unido, é também o preferido de alguns personagens da ficção, como o Capitão Jean-Luc Picard, da série Star Trek; Bruce Wayne, o Batman; Nicholas Brody, de Homeland e Sir Leigh Teabing, do Código da Vinci.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (37)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More