A maldição do anti-herói

O fracasso é uma pedra no meio do caminho que nem sempre vira poesia. O nosso percurso é quase sempre feito de verdades cosméticas. Culturalmente, não somos criados para lidar bem com aquele bendito e intermitente “vacilo”. Odiamos a ideia do “feio”. Reprimimos o conceito de torto ou “esquisito” (ah, se todos nós soubéssemos o que isso significa). Nota baixa, nem pensar! Amarrotado, desalinhado, descabelado são conceitos incompatíveis com a “realidade”.

Enquanto destilamos 3ª intenções, o mundo nos bate na cara com a dura pata da reinvenção. O fracasso é um trampolim. Desprezamos os erros, não importa o legado que nos deixem. Varremos pra debaixo do tapete com tanta rapidez a “sujeira”, sopramos com tufões as migalhas que nos caem sobre a roupa pra não pagar o mico, mesmo que ele seja dourado. Assusta ter a nudez vista em público. Escondemos tudo aquilo que nos assombra a ideia de desajustado, de fora do padrão e de não permitido. Gastamos preciosas horas e duro dinheiro suado para não sermos expulsos do o-limpo.

Jogamos direto no lixo rico material que poderia reciclar nossa forma de experimentar a vida. Perdemos belas oportunidades de reinvenção. A vergonha para a qual batemos continência nos aprisiona em calabouços tão frios e profundos, de onde não podemos ver a luz do verdadeiro dia.

A inovação exige o inédito, exige cara de pau, coisa de gente viciada em sonhos estranhos. Pois a criatividade é a filha única da constante fricção de atos de coragem. O mundo se refaz de suas epiléticas convulsões sociais quando encontra gente louca o suficiente pra não acreditar que o mundo parou de girar, e que ainda falta muito a ser feito nessa rasa história que ainda pede muitas linhas. Escritas, geralmente, por gente maluca no seu presente, mas heróis num incerto futuro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More