Como aviões e trens mudaram o tempo das viagens nos últimos 100 anos

Um mapa de 1914 mostrando distâncias e tempo de deslocamento, refeito com a realidade de hoje

O mapa que ilustra este post foi feito em 1914 e faz uma relação entre distâncias e tempo necesseario para percorrê-las utilizando-se os meios de transporte da época, partindo de Londres, onde morava o Sr John G. Bartholomew, o cartógrafo.

São os chamados “mapas isocrônicos”.

Por exemplo, se o Mr. Bartholomew quisesse vir nos visitar aqui em São Paulo, seriam necessários de 10 a 20 dias de viagem. Se quisesse avançar um pouco adentro pelo interior do estado, mais uns 10 dias.

Austrália? Mais de 40 dias.

Centro da Africa? Apesar da distância ser menor do que nos exemplos anteriores, também seriam uns 40 dias por causa da precariedade dos meios de transporte até lá.

Enfim, há pouco mais de 100 anos, as pessoas que tinham o privilégio de poder viajar, faziam uso de trens e navios como meios de transporte. E o tempo que levavam para ir e voltar era maior do que o tempo total que temos de férias hoje em dia.

1115IL PL CAR 01 web header v2

Por outro lado, as viagens eram jornadas e os deslocamentos eram parte delas. Hoje, nossas viagens são destinos e os deslocamentos são meramente uma etapa estressante, um mal necessário. As poucas horas que gastamos entre aeroportos e vôos intercontinentais são encarados com impaciência e jamais paramos para pensar que há pouquíssimo tempo atrás a realidade era muito diferente. Se pensarmos um pouco mais para trás no tempo, antes dos trens, aí então as diferenças ficam ainda mais gritantes.

O MESMO MAPA, RECRIADO COM OS TEMPOS DE HOJE

Pensando nessas diferenças de realidade, a agência de turismo “Rome2Rio” recriou o mesmíssimo mapa do Sr. John G. Bartholomew, atualizado para os dias de hoje (é de 2016, mas tudo bem). O parâmetro de tempo é o mesmo: dias. Mas neste caso, snao frações de dias.

world map isochronic 2016

Portanto, recomendo que você salve esses dois mapas no seu celular e da próxima vez que estiver em um daqueles aeroportos tumultuados ou naquela poltrona de avião apertada, dê uma olhadinha e faça o jogo do contente e exercite sua gratidnao ao avanço tecnológico humano. Para o seu avô (ou bisavô) as viagens era bem diferentes.


BÔNUS

UM MAPA INTERATIVO PARA VOCÊ USAR NA SUA REGIÃO

Aproveitei e dei uma pesquisada rápida e achei esse “MapBox“, um mapa interativo que também mostra as distâncias e tempos – e você pode escolher entre carro, bicicleta ou mesmo à pé.

mapatempo1
De carro
mapatempo2
Andando

Diga-me quanto tempo tens e te direi onde chegarás!

Sim, o Waze (e Google Maps, e o Maps da Apple entre outros) também fazem isso, mas apenas listam o tempo, não geram os mapas coloridos. E a intenção aqui era expor as diferenças de um século atrás ;)

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More