Dados surpreendentes sobre Viva – A vida é uma festa

Uma homenagem ao México, sua cultura, sua história, suas cores e seus ancestrais…

“Viva – A vida é uma festa” é uma homenagem ao México, sua cultura, sua história, suas cores, seus ancestrais e o seu valor à família.

A animação multicolorida da Disney-Pixar na terra dos mortos, estreia no Brasil em 4 de janeiro, confira abaixo algumas curiosidade sobre o filme.

O nome do filme no Brasil 

“Viva – A vida é uma festa” originalmente se chama “Coco”, mas no Brasil recebeu outro nome pela familiaridade com a palavra “cocô”, ou seja fezes. Como se trata de um filme destinado às crianças, essa confusão poderia causar um mal entendido por aí.

Tempo de produção

Embora o filme tenha uma duração de uma hora e quarenta minutos, a realidade é que levou cerca de seis anos para ser produzido, já que o diretor Lee Unrick quis viajar por lugares típicos do México, como Michoacán, Oaxaca, Guanajuato e Cidade do México para viver as tradições e conhecer a cultura dos mexicanos, ficando completamente apaixonado pelo país.

coco2

O nome original

A intenção original era que o filme se chamasse “O Dia dos Mortos”, mas a Disney foi forçada a mudar o nome, pois depois de ter passado por uma enorme controvérsia em 2016, porque eles queriam registrar os direitos dessa tradição mexicana.

O problema foi tão grave que havia uma petição no Change.org para coletar assinaturas de milhões de mexicanos que ficaram indignados com esse fato, fazendo com que a Disney acabasse arrependida e pedisse desculpas publicamente.

coco3

Os atores

Para tornar o filme mais congruente, os produtores contrataram atores latinos para fazer as vozes, entre eles Jaime Camil, Benjamin Bratt, Edward James Olmos e Gabriel Garcia Bernal. Além disso, o personagem de “Ernesto de La Cruz” foi interpretado por Marco Antonio Solís, “Mama Imelda” de Angélica Vale, “Mama Coco” de Elena Poniatowska e “Papá” de César Costa.

Data de lançamento

Este é o primeiro filme na história que é lançado primeiro no México do que nos Estados Unidos – o que faz todo o sentido!

coco4

A inspiração

A família e, principalmente, as vovós são a alma do filme. Durante suas viagens pelo México, o diretor conheceu algumas senhoras que se chamavam “Socorro”, mas que carinhosamente as chamavam de “Coco”, e é por isso que ele decidiu batizar a personagem e o filme com esse nome.

Celebridades falecidas

No filme, há muitos ícones históricos do entretenimento e da cultura mexicana que já não estão conosco, como Jorge Negrete, Frida Kahlo, El Santo, Maria Felix, Cantinflas, e muitos outros escondidos.

coco1

Dante, o Xolozcuintle

O Xolozcuintle é um cachorro mexicano sem pelo, cuja cultura asteca acreditava que este cão era um guia espiritual que levava as almas dos mortos ao outro mundo, então eles decidiram adicioná-lo à animação. Muito bem pensado!

Dia dos Mortos na empresa

Aparentemente, os diretores da Disney-Pixar acabaram cativados com esta bela celebração mexicana, porque este ano foi o primeiro em que decidiram montar um altar aos mortos dentro das instalações e, de acordo com eles, planejam continuar fazendo isso nos próximos anos.

Não deixe de ir ao cinema e se emocionar com a cultura mexicana e a história de Miguel no mundo dos vivos… e dos mortos!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More