A lição de Elon Musk contra o autoritarismo na gestão

Líder das companhias Tesla, SpaceX e OpenAI gerencia com humanidade

A desconstrução convicta dos modelos de negócio que estamos acostumados: a exemplo de escritório padrão, jornada presencial, hierarquia nas equipes e a figura do gestor – uma das mais afetadas por essas constantes mudanças, não é só uma tendência como uma realidade agressiva.

Muitas empresas optam por uma liderança à distância, com gestores falando com seus funcionários apenas por e-mail ou, no máximo, por meio de uma reunião via Skype. Nesse modelo, entram também os gestores que não frequentam mais as próprias empresas e sequer sabem o que se passa no dia a dia de seus profissionais. Não consigo nem imaginar.

Elon Musk, gerente de algumas das maiores e mais inovadoras companhias da atualidade – Tesla, SpaceX e OpenAi – não se identifica com esse modelo de gestão e atua partindo da premissa que liderar é olhar primeiro para as pessoas. A ordem de prioridades é construir um time e, a partir daí, construir uma empresa.

Na última semana, assinou um e-mail que foi enviado para todos os seus funcionários deixando claro esse posicionamento.

Separei um bom trecho para dividir aqui:

“Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem estar. Meu coração fica partido quando alguém se fere construindo carros e tentando dar seu melhor para fazer o sucesso da Tesla.

A partir de agora, eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção. Vou me encontrar com a equipe responsável pela segurança a cada semana e gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem, para que eu possa ouvi-los e entender o que exatamente precisamos fazer para melhorar o processo. Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas.

É isto que todos os gerentes da Tesla deveriam fazer, aliás. Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria.”

Ou seja, colocar a barriga no balcão continua sendo uma boa estratégia.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More