Cachecol de marca francesa esconde história secreta da Segunda Guerra Mundial

Mapa impresso no acessório fornecia informações aos militares

A marca francesa Bonhomme selecionou oito projetos diretamente de um estoque “morto”, vindo do exército britânico dos anos 50, e os transformou em ícones de moda – todos, atualmente, à venda em seu site.

São lenços de seda que trazem mapas militares impressos em seu próprio tecido – a estratégia aconteceu mesmo e tinha como objetivo fornecer informações aos militares sobre sua área de uma maneira fácil de ser disfarçada. Além de ser um item resistente e dobrável, é claro.

mapa 3

Durante o período da Segunda Guerra, o exército britânico organizou a MI-9, um grupo secreto que era responsável por fornecer meios de fuga aos pilotos.

Christopher Clayton Hutton, um dos pilotos mais experientes da RAF, a Royal Air Force, desenvolveu então um conjunto de objetos que ajudasse no propósito da organização – o tal “cachecol de escape” virou um dos artigos mais emblemáticos desse “projeto”.

mapa 5

Hoje, a Bonhomme comercializa os lenços de mapas em belas embalagens com motivos de velho mundo. Além da peça, há ainda uma cartinha com a história dos esconderijos da época anexa ao presente.

mapa 1

Os produtos custam entre 92 e 189 euros no site da marca.

mapa 2

mapa 6

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More