Como aprender a escrever enquanto lê

“Se você quer ser um escritor, você só precisa fazer duas coisas; leia muito e escreva muito”

“Se você quer ser um escritor, você só precisa fazer duas coisas; leia muito e escreva muito” – Stephen King

Escrever sem ter lido nada na vida é tão possível como operar um tumor sem saber nada de medicina. O exemplo é esdrúxulo, mas é a verdade, pois como será possível usar as regras ortográficas se você nunca se imergiu em ler um livro? Como saber usar o idioma se não tem vocabulário? Como saber o que as pessoas gostam de ler se você não leu os grandes livros?

Em outras palavras, a regra número um para todo aspirante a escritor é ler.
Não tem como fugir disso.

Além disso, a leitura representa uma oportunidade para observar e aprender sobre a técnica de outros autores, os tópicos que eles usam, a maneira como lidam com suas histórias. Assim, separamos algumas dicas de como aprender a escrever enquanto lemos. Aí vão elas:

Leia muito (e de tudo um pouco)

Os bons leitores leem muito e livros de diferentes gêneros, além de misturar trabalhos modernos com a leitura dos clássicos. Quanto mais ampla for a sua leitura, maior será a base sobre a qual você usará na sua escrita.

Se você não sabe por onde começar, eu recomendo que você procure listas de livros, há muitas pela internet. Não importa o gênero, o importante é variar, misturar culturas, estilos e, com o tempo, isso lhe dará uma riqueza cultural que se refletirá em sua escrita.

Você pode aproveitar e anotar suas impressões de cada livro; eu gosto de usar o bloco de notas do celular para isso. Também aproveito e guardo algumas aspas que gostei, e elas sempre me ajudam na composição de algum texto, ou mesmo para me inspirar.

Leitura cuidadosa

Para poder absorver ao máximo o texto é necessário uma leitura cuidadosa e atenciosa. Colocar a atenção nos detalhes pode ser uma ótima maneira de aprender sobre a estrutura da narrativa. Ao ler, anote e lembre-se em quais pontos o autor cria suspense ou conflito. Imagine como aquele livro foi pensado; fique atento aos clichês, palavras, ideias ou frases muito usadas. Quanto mais atenção você tiver para o material de outros autores, mais cuidado terá quando for confeccionar seus próprios textos.

Atenção na construção dos personagens

Ainda com esse olhar atento, aproveite para ler o livro prestando a atenção nos personagens e faça as seguintes perguntas:

– Eles são credíveis ou são estereótipos simples?
– Eles estão bem construídos? Se não estiverem, como eles poderiam ser desenvolvidos?
– Como cada um deles fala? Os diálogos são plausíveis?
– Eles falam de acordo com sua idade, posição social, inteligência ou circunstâncias?
– Descreva os personagens fisicamente? Está bem feito? Funciona?
– Os personagens têm um passado? Esse passado é efetivo?
– Que outras técnicas o autor usa para apresentar os personagens?

Lembre-se: os personagens são o embrião de qualquer história, quanto mais profundo e bem estruturado mais credibilidade terá a história. Um exemplo são os persongens de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, eles são muitos, mas com suas devidas inquietudes apontadas e plausíveis.

Aprenda com o idioma

Você pode aprender muito sobre gramática se colocar atenção nos diferentes autores que lê. Ainda que exista uma tradução de livros estrangeiros, o estilo pode variar muito: poético, direto, difícil, complexo, curto, eficaz, etc.

Observe a estrutura das orações e como isso afeta na experiência da leitura. Por exemplo, uma das técnicas utilizadas por alguns autores é encurtar as frases durante as fases de ação, para imitar os movimentos rápidos dos personagens.

Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer enquanto lê:

– Como você descreveria o estilo?
– O estilo é apropriado? É mais ou menos eficaz do que outros estilos? Por quê?
– O vocabulário e as frases são complexas ou simples? Isso tem algum efeito sobre o leitor?

Leia como um escritor

Muitos escritores se queixam que não podem ler um romance, como leitores, pois acham impossível desligar essa lâmpada e não podem mergulhar na leitura de uma ótima história.

No entanto, mais cedo ou mais tarde eles se deparam com aquele livro que desliga todos os interruptores e, de repente, os retorna à sua vida como meros leitores. Esta é uma experiência que deve ser analisada. O que essa história tem que faz você esquecer que é escritor?

Mesmo que você acredite não ter tempo, precisa aceitar que a leitura é uma parte importante de ser um escritor. A melhor estratégia para ler mais e melhor é cultivar a leitura. Leia sempre. Escolha obras de seu interesse e, aos poucos, aumente as opções para diversificar seus gostos e conhecimentos.

Confira também os Conselhos de Jack Kerouac para escrever.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More