Multitasking: mais produtividade ou exatamente o contrário?

Acorda, checa o celular, responde email, não tomou nem o café, já tá ligando o computador, responde o Whatsapp, dá uma olhada no Instagram, poucas curtidas, alguns comentários, novos seguidores, volta pro email, tem projeto pra aprovar, conta pra pagar, pensar no que vai almoçar, criar um método para aumentar as vendas, os seguidores, o saldo da conta da empresa… da própria.

Esse é só um singelo exemplo da rotina de um multitasking: àqueles que têm a habilidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e alterná-las de maneira rápida. Conectados e antenados, são considerados mais ágeis ao iniciar tarefas, manusear tecnologias e improvisar.

Executar mais tarefas durante o dia parece irresistível, mas pode resultar em uma escassa produção de trabalho. Para maximizar a utilidade da multitarefa, é crucial fazer isso de forma a aumentar seus benefícios, mantendo as suas desvantagens ao mínimo. Vamos analisar:

Vantagens de ser Multitask

  • Economia de tempo: executar várias tarefas nos permite terminar mais tarefas dentro de um dia de trabalho de 8 horas.
  • Estimula a criatividade: nos afasta do tédio e até pode inspirar.
  • Ajuda no tempo livre: quando fazemos um trabalho multitarefa, aprendemos a gerenciar o nosso tempo livre de forma mais produtiva.
  • Útil em situações difíceis: uma pessoa multitarefa pode ajudar em contextos de crise, ou quando começamos um novo projeto.

Desvantagens de ser Multitask

  • Uma abordagem diminuída: desempenhar múltiplas tarefas ao mesmo tempo influencia a presença de um foco reduzido. Isso resulta num funcionário que produz uma má qualidade de trabalho em comparação com alguém que foi designado para fazer apenas uma tarefa.
  • Pode acabar com o desperdício de tempo: quando é necessário que haja sair de uma tarefa para outra, isso exige uma lembrança constante do que se deve fazer, sendo assim, o tempo pode ser mal empregado.
  • Baixa produtividade diária: um multitarefa está constantemente em direção à próxima tarefa em sua lista e isso pode resultar em baixa produtividade diária.

Multitasking

A chave para ser um bom multitarefa é compreender as vantagens e as desvantagens, e entender que é preciso disciplina para filtrar informações e organizar tarefas.

É importante ter concentração e foco, e selecionar a ordem em que as faremos. Em primeiro lugar, devemos nos concentrar nas tarefas mais importantes que nos levam mais tempo, levando em conta que as tarefas curtas podem ser realizadas facilmente e, portanto, não requerem tanta concentração. É mais produtivo começar o dia com a tarefa mais difícil.

Tenha em mente que os extremos não são bons

É preciso estar ciente que as horas de descanso são necessárias para cuidar da saúde. Se não o fizermos, nossa produtividade tende a diminuir, uma vez que a capacidade de concentração, atenção e até mesmo a capacidade lógica são afetadas.

Como um multitask está tomado de responsabilidades, ele tem tendências a ser mais estressado, ou seja, não somente precisa garantir qualidade no trabalho e a otimização do tempo, mas também preservar a mente de pressões e ansiedades desnecessárias.

A dica? Em primeiro lugar respire, se dê o direito de ficar em paz com o seu corpo e a sua mente e mantenha o foco: você pode até fazer mais tarefas por dia, mas para produzir mais, concentre-se em uma coisa de cada vez.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More