5 coisas que são a cara do SXSW

Depois de tantos anos cobrindo o festival, descobrimos 5 coisas que não mudam sobre o SXSW

O South by Southwest (SXSW) foi criado em 1987 por Roland Swenson, como uma extensão do New Music Seminar, evento de música de Nova York, a ser realizado em Austin, Texas, cidade onde vivia. Swenson era funcionário do jornal The Austin Chronical e junto com seus colegas de trabalho, avaliou a força cultural da cidade e decidiu reunir grandes nomes da música e das artes em um evento experimental.

Ao todo, foram convidadas 150 pessoas para o evento, mas acabou recebendo 700 visitantes. Desde a sua primeira edição, o festival se chama South by Southwest, cujo nome é inspirado na peça North by Northwest, do diretor Alfred Hitchcock.

Ao longo dos seus mais de 30 anos, o SXSW ganhou muita notoriedade por ser o responsável por grandes acontecimentos na indústria da tecnologia, música e cinema; e as pessoas do mundo todo, especialmente os brasileiros, já tem um destino marcado quando o ano inicia.

Em 2018, o festival será realizado entre os dias 9 e 18 de março; e abaixo você confere uma seleção de curiosidades do evento:

1) O desejo de mudar o mundo

O SXSW é uma festa cultural, que toma conta da cidade Austin, para receber, debater, e transformar as áreas de tecnologia, música e cinema.

Em 2018, no entanto, o desejo de mudar o mundo será intrínseco no festival através do Social Impact, uma programação que oferecerá conferências e encontros de ativistas, artistas, fundações e empreendedores que venham impactando o mundo para melhor.

O Social Impact Track pretende explorar ideias inovadoras, que possam ajudar a tornar o mundo um lugar mais igualitário. A ideia é que os participantes encontrem soluções e oportunidades debatendo sobre os impactos sociais.

2) Abrindo a casa para um artista

Quem já esteve em Austin durante o SXSW, sabe que um dos principais desafios é encontrar alojamento, já que a cidade fica cheia. Desta forma, os organizadores do festival buscam pessoas que possam receber em suas casas os artistas internacionais, oferecendo pulseiras do evento em troca da hospedagem.

O International Artist Home Share Program visa compensar os custos de hospedagem para os artistas convidando os anfitriões a participar do SXSW. O programa começou no início dos anos 90, quando os organizadores perceberam que a circulação de artistas era grande e que trocas assim sempre são bem-vindas.

3) O DNA do festival é mesmo a música

Além dos inúmeros shows que acontecem nas ruas de Austin, bandas e artistas aproveitam para distribuir CDs de seus trabalhos, vender camisetas, adesivos e até fazer um som.

Lojas são montadas exclusivamente para a época, como fez o selo Third Man Records, de Jack White. Ele montou uma pequena estrutura nos fundos da Frank Restaurant, uma tradicional lanchonete de cachorros-quentes, para vender vinis exclusivos e produtos de sua gravadora.

Um dos pontos mais incríveis do SXSW é que o visitante pode fazer seu próprio festival dentro do festival, pois há música para todos os gostos: rock, indie, pop, folk, heavy metal, punk, hip hop, country, latino e inovações vindas dos mais diferentes países.

4) Diversidade de opiniões, de escolhas e de histórias

O SXSW é feito de muitas tribos, pessoas diferentes, que pensam e atuam diferente. Um dos diferenciais do festival é que se respeita muito a diversidade e há espaço para todo mundo falar, cantar, expor sua arte e ser ouvido. Lá é possível que você descubra que gosta de algo que você nem sabia que existia ou gostava. A lição que fica é que há muitas possibilidades no mundo, e que todo mundo pode e merece ser aceito e respeitado.

5) Aprender a conviver com o FOMO (Fear Of Missing Out)

Como já disse o Guga neste post aqui, estar no SXSW é aprender sobre limitações. São muitas atrações acontecendo ao mesmo ao tempo e, obviamente, você não vai conseguir ver tudo.

“Aprender a fazer escolhas e a conviver com elas é sempre uma lição importante.”

Por isso, o melhor é relaxar e aproveitar todo o clima que Austin e o festival SXSW tem a oferecer! Para saber mais, acompanhe os posts do Update or Die e acesse o site oficial do evento.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More