Algoritmo do Google prevê doenças cardíacas através dos olhos

E se fosse possível identificar riscos cardíacos apenas olhando nos olhos? É isto que o Google conseguiu graças ao seu algoritmo baseado em inteligência artificial, que é capaz de detectar se o paciente corre o risco de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Criado em parceria com a Verily, a tecnologia é capaz de escanear e analisar a parte de trás de um olho humano, que está cheia de vasos sanguíneos e refletem a saúde geral do corpo, identificando detalhes como idade, pressão arterial ou se são fumantes. Com os dados, é possível avaliar o risco do paciente sofrer um ataque com quase a mesma precisão do que com um exame de sangue.

Até agora, a tecnologia é capaz de identificar com até 70% de precisão se uma pessoa vai ter problemas cardiovasculares nos próximos cinco anos. No caso de medidas tradicionais, a margem de sucesso é de 72%. Apesar do progresso, ainda é necessário fazer mais pesquisas até que ele possa ser usado em hospitais.

“Nós acreditamos que a precisão desta previsão aumentará um pouco mais à medida que obtemos dados mais completos. Descobrir o que podemos fazer é um bom primeiro passo, mas temos que validá-lo”, disse Lily Peng, pesquisadora do Google.

O Google documentou o algoritmo em um estudo publicado no jornal científico Biomedical Engineering, da Nature.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More