Oito livros para entender o mundo, segundo Neil deGrasse Tyson

Inteligência é desconfiar de fórmulas prontas

Inteligência é desconfiar de fórmulas prontas, mas a gente abre uma exceção altamente justificável para uma lista elaborada por Neil deGrasse Tyson – possivelmente o astrofísico mais famoso do mundo.

Sou fã, e já complemento a lista com o seu recente:

astrofisica

Um usuário do Reddit solicitou ao cientista uma seleção dos livros que ele acha que “toda pessoa inteligente deveria ler”, e o americano atendeu ao seu pedido com os títulos a seguir:

1 – A Bíblia Sagrada – “para aprender que é mais fácil ouvir dos outros o que pensar e acreditar do que pensar por si”

2 – The System of The World, por Isaac Newton – “para aprender que o universo é um lugar conhecido”

3 – A Origem das Espécie, de Charles Darwin – “para aprender nosso parentesco com toda a vida na Terra”

novidades a origem das especies

4 – A Viagem de Gulliver, de Jonathan Swift – “para aprender, entre lições satíricas, que na maioria da vezes, a humanidade é crua.

5 – A Idade da Razão, de Thomas Paine – “para aprender como o poder do pensamento racional é a fonte primária de liberdade do mundo”

6 – A Riqueza das Nações, de Adam Smith – “para aprender que o capitalismo é uma economia de ganância, uma força da natureza em si mesma”

7 – A Arte da Guerra, de Sun Tsu – “para aprender que o ato de matar outro ser humano pode ser alçado à arte”’

8 – O Príncipe, de Maquiável – “para aprender que as pessoas que não têm poder farão o que for necessário para tê-lo, e que pessoas que o têm, farão o necessário para mantê-lo”

principe

Por fim, Tyson explicou que sua lista oferece uma visão profunda dos pilares que conduziram a história do mundo ocidental, e acrescentou que os comentários feitos após os títulos das obras não têm nada a ver com uma crítica ou coisa parecida, era apenas uma indicação de como aquele determinado livro moldou o pensamento do mundo ocidental.

Ainda que desperte paixões e controvérsias, a lista do astrofísico tem repercutido de forma contundente e, tomara, que essas discussões encorajem mais e mais pessoas a se aventurarem por esses clássicos.

Gosto da lista. Acrescentaria mais algum?

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More