5 coisas que você pode aprender com o minimalismo

Optar por um estilo de vida minimalista é optar por liberdade. Coisas são somente coisas, hoje você tem, amanhã pode ser que não tenha mais.

Você já deve ter ouvido falar do estilo de vida minimalista. Há um documentário na Netflix chamado “Minimalism: A Documentary About the Important Things” (já falamos dele aqui), que explica como funciona essa maneira de viver com menos.

Basicamente, o minimalismo te propõe uma vida com menos coisas, ou melhor, com o que é suficiente para você, e tem a ver com tudo o que consumimos: roupas, sapatos, móveis, eletrônicos, comida, enfim tudo aquilo que compramos.

Esse estilo de vida nos faz refletir sobre muita coisa relacionada à nossa vida. Porque, muitas vezes, com o estresse do dia a dia, do trabalho, aquele vazio que não sabemos de onde vem, ou mesmo quando a gente está ganhando mais do que um dia já ganhou, acreditamos que comprar é merecimento. Não precisamos daquilo, mas usamos qualquer desculpa para justificar a compra.

Optar por um estilo de vida minimalista é, na minha opinião, optar por liberdade. Coisas são somente coisas, hoje você tem amanhã pode ser que não tenha mais. O minimalismo tem me ensinado muita coisa e eu gostaria de compartilhar algumas delas com vocês.

1 – Você não precisa de tanto dinheiro quanto imagina

coisas1Alguém um dia te falou que você precisa ter uma casa enorme, um carro luxuoso, um closet invejável, os últimos lançamentos de eletrônicos do mercado… mas isso realmente faz sentido para você? Se você responder que sim, ótimo, vida que segue, mas se você decidiu ler esse texto é porque talvez ter tanta coisa já não faz tanto sentido na sua vida. Quando descobrimos o que é necessário para nós, a gente para de gastar com coisas que não tem nada a ver e, inevitavelmente, acaba sobrando para o que realmente importa.

2 – Você tira o que é inútil da frente

coisas2Vou dar um exemplo simples: você abre o guarda-roupas pela manhã antes do trabalho e se depara com um mar de opções, você não se decide rápido, veste uma coisa, veste outra e quando vê está atrasado. Essa cena já passou com a maioria das pessoas, e acontece porque não tiramos o inútil da frente.

Então, analisando por um ponto de vista mais profundo, pra quê encher o armário com outro tênis caríssimo para ir na academia se o que você queria mesmo era uma passagem para ir à Bahia?

3 – Você aprende a gastar melhor

coisas3Quando você entende que não precisa de coisas para ser feliz, você acaba dando mais valor ao seu dinheiro e usando ele de uma maneira mais inteligente. Nem sempre aquilo que está na promoção é uma boa pedida se você avaliar o número de vezes que você vai usar esse produto e o quanto ele vai durar.

Às vezes compensa investir um pouco mais e ter algo com mais qualidade do que acreditar na ideia de que “com esse valor eu poderia comprar três”. Lembre-se: você raramente vai precisar de três produtos iguais. Melhor é ter um que te vai servir mais e melhor.

4 – Uma vida com menos coisas = Uma vida mais organizada = Uma vida mais leve

coisas4Menos coisas, menos sujeira, menos tempo arrumando, menos tempo perdido, mais leveza para a sua vida. O título é autoexplicativo, pois quando eliminamos as coisas do caminho, o caminhar é mais fácil, mais despreocupado e sem aquela ansiedade de “eu preciso ter isso”.

5 – Menos é mais

cincodestEssa ideia de “menos é mais” é para se levar para a vida inteira e é o título do livro de Francine Jay que se aprofunda nas dicas deste post nos levando a acreditar que precisamos de muito menos objetos do que imaginamos.

Você consegue imaginar como seria sua vida sem a metade das suas coisas? Faça esse exercício e avalie o quanto isso tudo é importante para você, tenho certeza que você vai se surpreender.

Por último, lembre-se que estamos aqui só de passagem, sendo assim é melhor gastar nosso dinheiro (que é a recompensa gerada pelo nosso tempo) com experiências não com coisas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More