“A forma da água” é plágio de “Uma sereia em minha vida”?

“A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, foi o grande vencedor da noite no 90º Oscar, realizada neste domingo (veja a lista com todos os vencedores aqui). O filme é lindo, é pura poesia cinematográfica e vale indiscutivelmente o ingresso. Mas a internet não perdoa. Nunca.

Muito já tinha se discutido sobre as semelhanças das figuras fantásticas de Toro – no caso, do “homem-peixe” atual com a criatura de “O Labirinto do Fauno”, também dirigido por ele (outro baita filme!). Mas alguém foi mais longe e, com maestria, uniu a história com um clássico da “Sessão da Tarde”. E as semelhanças são divertidamente assustadoras!

Este vídeo de 3 minutos compara roteiros e cenas centrais (especialmente o final) de “A Forma da Água” com “Splash: uma sereia em minha vida”, comédia romântica de 1984 dirigida por Ron Howard e protagonizada pelos então jovenzinhos Tom Hanks e Deryl Hannah. Vi a primeira vez num post da página “The Dailies“, especializada em comentar (e trollar) produções audiovisuais. Mas ainda não descobri a fonte original. Sigo procurando.

O fato é: seria preciosismo demais achar que se trata realmente de plágio, mas talvez um Guillermo adolescente, lá nos anos 80, tenha se sugestionado ao ver aquela sereia linda perdida pela cidade grande e vivendo uma improvável história de amor. Algumas passagens são realmente de uma coincidência que beira o inexplicável. Mas o que vale na internet, como sempre, é a zoeira.

Aliás, já compararam “Avatar” com “Pocahontas”? :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More