Uber Health pode mudar (para melhor) o sistema de saúde

O sistema de saúde americano tem diversas falhas (não tantas como estamos acostumados), mas uma delas talvez possa ser solucionada com o uso da tecnologia. Pelo menos é o que duas das maiores empresas de transporte privado, Uber e Lyft, defendem.

De acordo com elas, cerca de 3,5 milhões de americanos perdem consultas médicas todos os anos por diferentes motivos: esquecimento, falta de planejamento, ausência de estrutura e afins.

Enxergando ali uma oportunidade de negócio, a Uber anunciou há poucos dias o serviço Uber Health, uma aba especial que permite aos planos de saúde ou consultórios médicos o agendamento de corridas para os seus clientes.

uberhealthw

Vale lembrar que, nos Estados Unidos, a Lyft já estabeleceu parcerias importantes com hospitais e clínicas para oferecer transporte não-emergencial a seus pacientes, e o resultado é questionável.

Uma amostragem com 800 pacientes de um determinado plano, na Filadélfia, mostrou que o agendamento gratuito de corridas para consultas primárias não fez diminuir o número de “no-show”, que é quando o cliente não comparece ao encontro marcado.

Ao mesmo tempo, uma outra prestadora de serviço ligada à área da saúde refuta essa pesquisa, revelando, por experiência própria, que a popularização desses serviços tornou as viagens para os consultórios mais fáceis, convenientes e baratas, e isso reduziu significativamente o número de pacientes que perdem consultas.

Todas essas informações foram e são levadas em contas pelas empresas de transporte privado, que passam a entender melhor como, onde e porque serviços como o Uber Heatlh funcionam melhor.

Por fim, as companhias destacam que o pagamento das corridas variam de acordo com os planos de saúde e prestadores de serviço: há casos em que o paciente desembolsa o valor da tarifa, e outros em que o transporte é uma cortesia da clínica, hospital ou seguradora — e isso é algo que pode mudar bastante a lógica do negócio, uma vez que o sistema evita fraudes comuns em reembolso, o que pode significar uma economia generosa às empresas.

Para além da redução dos gastos, o fato desta iniciativa poder facilitar o acesso médico a quem precisa é, por si, uma razão boa o suficiente para colocar serviços semelhantes em prática.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More