A password will be e-mailed to you.

Um checklist anti-consumismo para você fazer compras mais inteligentes

Estamos na Semana do Consumidor, que muitos esperam virar uma segunda Black Friday. Será?

A gente sabe que é só começar essas temporadas de promoções, que a nossa veia consumista salta (só uma brusinha, vai!) e o risco de sair comprando mais do que devia é gigante pra muita gente.

Me incluindo nessa, montei um guia simples pra ajudar a só comprar o necessário e pensar bem antes de decidir cada compra. Um checklist anti-consumismo pra te ajudar a pensar em coisinhas simples que podem te fazer até mudar de ideia sobre sua compra – ou, pelo menos, garantir que você está super consciente dos motivos daquela compra.

Vamos ao guia:

Considere um produto específico que você está pensando em comprar.

1. Há quanto tempo você está pensando em comprar?

Primeiro sintoma da famosa compra por impulso. Evite comprar só pela urgência da mega promoção. Faz bem planejar suas compras – você vai acabar repensando muita coisa que nem precisava ter comprado.

2. Esta compra é a solução para algum problema?

Produtos são criados para resolver alguma dor dos seus públicos – ou idealmente seriam assim. Pensa com carinho por que é que você precisa dessa compra. Se você já tem esse produto, e por que ter mais um. Se é algo que pode ser consertado, ou se você precisa mesmo de um novo.

3. O quanto você espera que esta compra vai te fazer feliz hoje? E daqui a 6 meses?

A gente compra imaginando que nossas aquisições nos farão felizes, certo? Por isso é importante pensar se sua compra vai ser mesmo algo relevante para sua vida mesmo daqui a algum tempo – ou se corre o risco de ser um brinquedo que logo vai perder a graça.

4. Você acha que poderia usar o dinheiro desta compra para outro objetivo?

Comprar inteligentemente é avaliar as prioridades para o gasto do nosso dinheiro. Será que vale mais a pena poupar/investir para um objetivo maior, talvez comprar algo mais essencial, ou até ajudar a pagar alguma dívida? Seu dinheiro é valioso, então gaste-o com muita consciência.

5. Sua intenção de compra deste produto continuaria mesmo se…

– ele não estivesse em promoção hoje? Não é só porque está em promoção que você PRECISA comprar o tênis bonitão, certo?
– ele fosse 50% mais caro? Claro que é um exagero, mas faz pensar o quanto eu realmente quero um produto.
– fosse o fim do mês e você tivesse menos dinheiro? Somos muito mais cautelosos quando temos pouco dinheiro, e esse pode ser um anti-gatilho do bem.

6. Em vez de comprar agora, você poderia…

– alugar isso? Quantas vezes você vai usar essa furadeira, amiga? Lembra que, cada vez mais, consumo é mais acesso e menos posse.
– pegar emprestado com alguém? Na mesma vibe da economia colaborativa, já pensou se rola de pegar emprestado o vestido longo com uma amiga?
– comprar usado? Dependendo do produto, pode valer demais a pena. Rola até de ter um produto melhor, pagando menos.
– esperar até o mês que vem? Essa é clássica. Espere até o fim do mês pra ver se você ainda tá muito a fim daquela compra. Se sim, vai em frente. Esse tempo de reflexão faz bem.

7. Se você vai mesmo fazer essa compra,

– já fuçou tudo que é review do produto? Nem pensar em comprar e se frustrar. Aproveita a mãe internet e confere tudo antes de finalizar a compra.
– já tem certeza que esse é o melhor modelo pra você? Revira o e-commerce inteiro, mas só não deixa passar aquele modelo precioso que te atende super bem e ainda cabe no bolso.

– já garantiu que encontrou o melhor preço? Alou, Xeroque Rolmes, existem muitos sites com promoções, descontos, cashback e muitas outras condições para você ter o melhor preço. Ah, e não esquece de incluir o frete nesse preço, hein? Nada de surpresas!

8. Pronto!

Pronto, agora você pode seguir suas compras (ou não) com muito mais consciência. Enquanto os robôs ainda não pensam nas nossas escolhas de compra por nós, vamos nos virando pra decidir da forma mais inteligente possível.

E você, tem o costume de lembrar desses pontos antes de comprar? O que mais você considera antes de fazer uma compra? Conta nos comentários!

No more articles

Send this to a friend