A password will be e-mailed to you.

Marcio Scavone é um importante fotógrafo brasileiro que acaba de ser eleito para a Academia Paulista de Letras. É isso mesmo. Ele vai ser o primeiro artista visual a ocupar uma cadeira de imortal em uma Academia de Letras no Brasil.

Sua trajetória na fotografia começa ainda na infância, com a Rolleiflex do seu pai, o escritor Rubens Teixeira Scavone. Quando percebeu que a brincadeira de criança estava ficando séria, resolveu se mandar pra Londres, onde se formou em Fotografia Profissional na Ealing Technical College. De volta ao Brasil, fez muito sucesso na década de 80 trabalhando com publicidade, atividade que lhe rendeu prêmios importantes, como o Clio Awards e o cobiçado Leão de Ouro de Cannes.

Na década de 90, passou a atuar com mais frequência no mercado editorial e acabou consagrado por seus retratos de empresários e celebridades como Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Pelé, Burle Marx, entre muitos outros. Em 1997 lança seu primeiro livro, Entre a Sombra e a Luz, obra que reúne fotos de suas viagens pelo mundo.

Nos anos seguintes lança novos trabalhos, como Luz Invisível (uma reunião de seus melhores retratos), Cidade Ilustrada (um passeio pelos grafites de São Paulo) e Viagem à Liberdade (um estudo sobre o famoso bairro japonês aqui de São Paulo). Aqui no Trip FM Scavone conta detalhes sobre seu próximo livro, Copo de Luz – Ensaio Sobre Fotografia como Arte e Memória, que chega no fim de março às livrarias. O fotógrafo também fala sobre ensaios sensuais e, sua especialidade, retratos, além de refletir sobre fotografia digital e Instagram.


Sobre o Trip FM

Paulo Lima

Produzido pela revista Trip há mais de 30 anos, o programa é apresentado por Paulo Lima, fundador e publisher da editora Trip. A cada semana, o TRIP FM recebe um convidado diferente, que se destaca na sua área, para uma conversa que mistura jornalismo e bom humor. Além das entrevistas, o TRIP FM traz notícias, músicas e informação, fórmula que já lhe garantiu o prêmio de Melhor Programa de Variedades do Rádio pela Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA.

No more articles

Send this to a friend