Escola da Sustentabilidade usa imersão digital em ilha sem recursos para ensinar

Projeto na Colômbia utiliza tecnologia 3D e mais de 20 mil imagens para registrar como é conviver com escassez

Usando a pequena ilha de Santa Cruz del Islote, no noroeste da Colômbia, como ponto de partida, um projeto que recebeu o nome de “Escola da Sustentabilidade” quer inspirar milhares de pessoas a incorporar a sustentabilidade em seus hábitos diários.  Com apenas 1,5 km de extensão, a ilha é exemplo na gestão dos poucos recursos que têm e como compartilha-os entre seus moradores, criando uma economia colaborativa e sustentável. Para que o mundo conheça essa história, Bancolombia, ao lado de Google Colômbia, Sancho BBDO e MediaMonks, se uniram para recriar essa experiência imersiva digital, gerando escala para propor reflexões sobre um mundo sustentável.

A ideia é usar a tecnologia para tornar cada espaço da ilha acessível aos usuários, no formato do Google Street View. Para criar esta imersão na ilha, foram capturadas e costuradas manualmente mais de 2.000 imagens de alta qualidade, em um processo chamado fotogrametria. No total, foram combinadas mais de 20.000 fotografias e 300 imagens de drones para construir um modelo 3D da ilha. Em seguida, foram desenvolvidas 140 esferas de 360o que permitem que os usuários naveguem livremente e experimentem uma sensação fluida entre mar, terra e céu.

Para envolver as pessoas à medida que aprendem as lições de sustentabilidade, foram colocados pontos de acesso em toda plataforma para que os usuários tenham a oportunidade de olhar, escutar e aprender sobre Santa Cruz del Islote. Depois que a MediaMonks concluiu a filmagens, o Google também documentou a ilha para o Google Maps com a ajuda do equipamento Trekker da companhia – uma mochila portátil equipada com um sistema de câmera e ideal para caminhar por meio de espaços estreitos acessíveis somente a pé.

“Para os habitantes locais, a conservação de recursos é um modo de vida”, destaca Susana Castillo, uma das professoras de economia compartilhada da ilha. “Um litro de água, por exemplo, é usado para enxaguar 4 pratos, 3 bandejas, 2 potes, 3 tigelas, 1 xícara, 2 copos e 3 garfos. O que a plataforma digital faz é ensinar lições de sustentabilidade baseadas nas experiências vividas pelos locais”, explica Susana.

Veja como funciona a experiência: https://www.escuelasostenibilidad.com/en

sosgif

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More