Designer cria fonte que combina o braile e o alfabeto tradicional

Para quebrar barreiras e incluir os deficientes visuais no cotidiano…

Com o intuito de quebrar barreiras e incluir os deficientes visuais no cotidiano, o designer Kosuke Takahashi criou uma tipografia que une a escrita tradicional ao braile. Como? Te explico a seguir!

braille 3

O japonês Takahashi, percebeu que, com um padrão de apenas 6 pontos, é possível transformar as letras do alfabeto latino perceptíveis aos que não podem ver. Desta forma, com o relevo e o posicionamento correto, é possível que um mesmo texto possa ser interpretado por qualquer tipo de pessoa.

braille 6

O designer pretende aplicar a sua criação o mais rápido e no maior número de locais possíveis, para que logo se torne familiar a todos. Takahashi sugere que a tipografia seja implementada em locais públicos onde a linguagem braile já está integrada mas não com a devida relevância, e também que esteja já na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2020.

“A Braille Neue aborda essa questão, ao tornar o braile mais acessível para ser usado por pessoas sem deficiência visual. Ao divulgar essa fonte tipográfica, acredito que mais pessoas ficarão familiarizadas com a linguagem”.

Ele afirma ainda que a fonte pode substituir as atuais sinalizações no espaço público, com apenas fazer alguns ajustes.

“É fácil implementá-la na infraestrutura existente e é também um trampolim para um futuro mais sustentável e inclusivo após 2020”.

braille 1braille 2 braille 4

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More