Zuckerberg e o vazamento de informações do Facebook

Em frente a 44 senadores do congresso norte-americano, Mark Zuckerberg foi questionado pelo vazamento e mau uso de dados de 87 milhões de perfis no Facebook

Em frente a 44 senadores do congresso norte-americano, Mark Zuckerberg foi questionado pelo vazamento e mau uso de dados de 87 milhões de perfis no Facebook que foram usados pela Cambridge Analytica e que voltaram a pôr as políticas de privacidade do Facebook em pauta pelo mundo.

“Foi um erro meu, e eu sinto muito, eu comecei o Facebook, eu o controlo e sou responsável pelo que acontece aqui”.

Durante a audiência Zuckerberg afirmou que os dados coletados foram vendidos pela Cambridge Analytica, e foi questionado sobre os seguintes temas:

  • Como o Facebook reagiu ao vazamento de dados pela Cambridge Analytica;
  • Como o Facebook usa os dados de seus usuários para ganhar dinheiro;
  • Como a rede social reage ao uso político da plataforma;
  • Qual a posição do Facebook sobre regulamentação de empresas de internet.

As respostas?

  • “Enfrentamos vários problemas com democracia e privacidade. Vocês estão certos em me questionar. Facebook é uma empresa idealista, no começo pensamos em todas as coisas boas que poderíamos fazer”.
  • “Mas está claro agora que não fizemos o suficiente para impedir que essas ferramentas sejam usadas para o mal também. Isso vale para notícias falsas, interferência estrangeira em eleições e discurso de ódio, bem como desenvolvedores e privacidade de dados. Não tivemos uma visão ampla o suficiente de nossa responsabilidade, e isso foi um grande erro.”
  • “Queremos oferecer um serviço gratuito para atingir o maior número de pessoas, e essa é a forma que temos atualmente. Facebook com propaganda é mais alinhado com a nossa missão de conectar pessoas. As pessoas podem controlar se quuerem propagandas personalizadas ou não, mas vimos que elas não gostam de propagandas inúteis”.
  • “Discurso de ódio é uma das coisas mais difíceis de identificar. Tem que entender o que é ofensivo, o que é odioso. 99% do conteúdo terrorista é tirado por Inteligência artificial. Elas conseguem identificar diferenças de linguagens. A linha entre discurso político legítimo e discurso de ódio pode ser difícil de identificar”.
  • “Para não mostrar anúncio nenhum, nós ainda precisaríamos de um modelo de negócio”.

Você divulgaria o hotel que está hospedado?

Um dos momentos mais interessantes do depoimento foi quando um senador questionou Zuckerberg se ele poderia dizer em que hotel ficou na última noite ou a quem mandou mensagem nesta semana. Ao ouvir um “não” do executivo, citou que esse é exatamente um dos problemas do Facebook ao compartilhar dados com terceiros.

Ao final, Zuckerberg foi ameaçado por senadores de que, se o Facebook não conseguisse arrumar as invasões de privacidade, o Congresso o faria.

Descubra se sua conta foi parar nas mãos da Cambridge Analytica

A empresa de marketing político Cambridge Analytica acessou mais de 87 milhões de contas para a criação de perfis psicológicos com intenção de propaganda eleitoral.

No Brasil, 443 mil usuários do Facebook foram afetados e você pode descobrir se foi um deles clicando neste link. Nele, você verá uma tela com a mensagem: “Como posso saber se minhas informações foram compartilhadas com o Cambridge Analytica? Abaixo, um texto responde a pergunta!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More