A password will be e-mailed to you.

Os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge estão a ponto de incorporar um novo recurso de segurança chamado WebAuthn (Web Authentication) que permite acessar serviços da web utilizando biometria ou um pendrive.

O WebAuthn é um padrão aberto que vem sendo trabalhado há alguns anos para proteger dados e evitar golpes de phishing – que dependem do uso de caracteres para roubar informações e cadastros bancários. Com esse novo padrão, ao invés do usuário digitar uma senha, ele pode usar biometria ou um dispositivo USB para fornecer as credenciais de acesso a um site.

O Firefox já possui suporte ao recurso, e o Google e a Microsoft estão trabalhando para incorporá-lo em versões futuras dos seus navegadores. Ao acessar o Facebook, por exemplo, o usuário poderá inserir um pendrive especial no computador para fornecer dados, no lugar de digitar a senha e ficar exposto a ataques de phishing.

Como isso vai nos afetar?

Se esse método se tornar o padrão para as credenciais online, ele poderá impedir que os usuários usem senhas em seus dispositivos pessoais, tornando os ataques de phishing mais difíceis, se não impossíveis, de executar.

Com o suporte do WebAuthn sendo implementado, o futuro certamente parece brilhante (e mais seguro) para um mundo sem senhas.


Also published on Medium.

No more articles

Send this to a friend