72% erraram na hora de escolher a perninha certa da letra “G”

A Johns Hopkins University acha que a maioria erra porque não escrevemos mais

Não me pergunte por que alguém faria um estudo sobre a letra “G”.

Se fosse o ponto G, pelo menos.

Bom, o fato é que os “pesquisadores de cognição” (professores?) da Universidade Johns Hopkins fizeram. Provavelmente sairam pelo campus perguntando para os estudantes se eles conseguiam reconhecer a letra “G” correta em uma plaquinha com 4 alternativas. E 72% das pessoas… erraram.

Vamos ver como foi.

Primeiro, faça você mesmo o teste

 

E agora veja um pouquinho de como foi o estudo:

 

Pessoalmente acho uma pesquisa furadíssima, porque a escolha da fonte utilizada no teste tem influência gigante neste resultado. Ruidaço. Mas a conclusão do estudo traz uma coisa legal pra gente pensar:

Os pesquisadores acham que a maioria errou porque não escrevemos mais tanto quanto antes.

Realmente, eu nunca tinha pensado dessa maneira: hoje em dia (pelo menos desde as máquinas de escrever) a gente “localiza e escolhe” letras. Antigamente a gente tinha que desenhá-las de fato. Eu sei por experiência própria os garranchos que tenho feito a cada bilhete que tenho que escrever, minha letra atrofiou faz tempo. Aliás, o ato de escrever tem se restringido, cada vez mais, a um breve período alí na alfabetização. Os desenhos livres já passaram por isso há algumas gerações, e agora é a própria escrita. Quer dizer, não sei né? Palpite.

Estamos indo de “makers” para “pickers”? O mundo tem tanta oferta de tanta coisa que estamos virando clientes de bandejão? Será? Insight interessante hein? Diga aí o que você acha.

Você pode comprar e baixar um pdf com a íntegra do estudo no Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More