Retinopatia diabética identificada por Inteligência Artificial

O que parecia ser uma realidade distante, tornou-se oficial. A FDA (Food and Drug Administration) autorizou o primeiro equipamento baseado em Inteligência Artificial para um diagnóstico médico autônomo da retinopatia diabética, sem a intervenção de um médico. Em outras palavras, a nova solução identifica a condição sem que um clínico tenha que interpretar a imagem ou os resultados.

Ou seja, pense comigo: em um cenário onde se sabe que apenas 50% dos pacientes consultam um oftalmologista ao menos uma vez por ano, isso representa um acesso precioso e fantástico, já que o novo software poderá ser usado por profissionais da saúde que geralmente não estão envolvidos em cuidados com os olhos, como enfermeiros e médicos treinados em outras áreas. Aliás, representa mais do que isso, já que pode salvar milhares de pessoas da cegueira.

O software IDx-DR analisa imagens do olho tiradas com uma câmera retiniana e, caso o paciente tenha mais do que uma leve retinopatia diabética, o indica para um tratamento com oftalmologista. Agora reflita como este tipo de avanço impactará, em um futuro muito próximo, na transformação gigantesca da nossa relação com todo o sistema de saúde.

Saiba mais:

https://www.youtube.com/watch?v=_LTnOHzNYIg

Deve-se notar que o FDA, no entanto, estabeleceu certas restrições. O equipamento não é autorizado para uso em mulheres grávidas, pacientes submetidos a cirurgia a laser ou aqueles que sofrem de perda de visão turva ou persistente. Também não deve substituir os testes de visão completos que precisam ser realizados nas idades de 40 e 60 anos.

 

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More