Uma visita ao Red Hat Summit em San Francisco

Maior e mais importante evento de open source reúne mentes brilhantes para debates inadiáveis.

“we share, we grow!”

Enquanto o mundo discute novas maneiras de fechar o cerco a fim de garantir a privacidade de cada um, alguns dos mais renomados programadores do mundo se reúnem em São Francisco no Red Hat Summit para mostrar que a solução para muito de nossos problemas está no avesso desse pensamento; no poder dos códigos abertos.

O poder da co-criação – que tanto somos fãs.

redhatsummit

Algo bem claro por aqui: a disrupção só acontece de verdade em comunidade e com colaborações (pode ler aqui o nascimento de empresas como: a Netflix, Uber, Google, Lyft e por aí vai). Além de um avanço acelerado, a junção de backgrounds distintos pode gerar conhecimentos próprios, a exemplo de mapera o genoma humano ou ao projeto Open Pancreas:

Na tentativa de maximizar o conteúdo e as discussões que envolvem esse universo open source, os organizadores do Summit apresentaram uma agenda desafiadora, com a programação começando às 7 da manhã e ocupando toda a tarde. Por aqui no UoD, estamos acostumados com isso (depois de tantos SXSW), mas é interessante ver como outros mercados e comunidades se empolgam com a quantidade de possíveis trocas. A convenção, antes um lugar de barbudos de bermuda, hoje abraça – também – executivos engravatados. E, para mim, o mais interessante foi observar tanta paixão em um ambiente – no mínimo – complexo.

O Summit convoca, todos os anos, mais de 7.000 pessoas, entre líderes de TI e negócios, clientes, parceiros, desenvolvedores de software e aficionados à comunidade, para apresentar as últimas tendências que vão guiar o futuro da indústria tecnológica

Todo o conteúdo é dividido em breakout sessions, que são apresentações de 60 minutos conduzidas por um especialista, focado em um tópico específico; hands-on lab, que são uma espécie de cursos de duas horas liderados por um monitor, e é aqui que os participantes testam novas tecnologias e ferramentas (experiência um tanto quanto exigente e interessante); e general sessions, a parte em que palestrantes de alto escalão e entusiastas se reúnem para discutir os grandes desafios modernos do mercado de TI.

Grandes figurões de companhias como IBM, Nike, Google, Unicef Intel e Microsoft compõem os painéis mais disputados, que abordam temas urgentes, como o papel da modalidade open source nas descobertas científicas e além.

As ideias e debates que se desenrolam no palco do Red Hat Summit não têm a pretensão de ser divisores de águas, mas certamente são o começo para as transformações mais importantes do segmento.

O que se discute por aqui: as últimas tendências da indústria de TI e a função das tecnologias open source para liderar a transformação digital, visão estratégica e futuro. Big Data, segurança, blockchains, criação de comunidades e a transformação digital.

Saindo da parte técnica (que não é nada a minha praia), em um papo mais reservado, contei um pouco sobre a curadoria do Update or Die, a vontade de mergulhar em conteúdos diversos e o como magnetizar pessoas diferentes com a mesma vontade de compartilhar.

Fica a ótima sensação sobre a cultura colaborativa e da boa curadoria de conteúdo ganhando todo o espaço possível.

Caso interesse, tem bastante conteúdo nas redes do evento (aqui).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More