A virtude da ignorância

Gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros não vêem

blindfold critique joshua david lynch
O limite da ignorância estará sempre um passo adiante, onde quer que estejamos.

É no movimento que esbarramos em nossa própria estupidez. E não se engane, a coisa não se limita a um simples “ir”. Acariciar a rotina não acrescenta muita à nossa experiência. Esse “ir” até pode nos levar ao tal “limite” entre o saber e o desconhecido. Seria como buscar a utopia, mas o que, às vezes, evita o mico, é o mero fato de que o passeio, talvez, justifique a própria viagem. Só indo pra ter certeza, ou não, quem sabe?!
Em tempos de facilidades tecnológicas, é uma maravilha viajar apenas via controle remoto ou touchscreen.

Tirar o traseiro do assento seria meio estranho, já que a sensação de deslocamento digital é quase perfeita em alguns casos, e também temos a convicção de que aprendemos muito nas jornadas virtuais. Só que não; na verdade precisamos de um pouco mais. O cientista Howard Gardner diz que é preciso mais do que o conhecimento clássico que se ensina nas escolas. “A maior parte dos testes mede a inteligência lógica e de linguagem. Quem é bom nas duas é bom aluno. Enquanto estiver na escola, pensará que é inteligente”, declara. Ele também afirma que se o aluno decidir dar um passeio pela cidade, rapidamente descobrirá que outras habilidades fazem falta, “como a espacial e a intrapessoal – a capacidade que cada um tem de conhecer a si mesmo, fundamental hoje”.

Certo dia, quando rabiscava uns rascunhos, acabei por definir pra mim mesmo a seguinte ideia: o ápice da sabedoria é quando aprendemos que não existe limite para a nossa própria ignorância. Não sei se alguém já disse isso, mas o conceito com certeza não é novo, muito menos e totalmente meu. Ser sábio é estar inquieto. É sentir coceira na mente o tempo todo, é estar aflito pelo avesso das coisas. A expansão de nossa linguagem e de nossos limites depende disso, e a percepção de mundo cresce na mesma medida. Afinal, como disse meu amigo Ludwig Wittgenstein: as fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo. Ou seja, meus passos geográficos são saltos sensoriais, se estou aberto para o voo.

Dada a maldita ignorância, que fez e faz cabos eleitorais há tempos e por todos os lados e mantém muita gente deitada nos cantos quentinhos da estupidez, ficamos na berlinda, a inquirir se a marcha rumo ao utópico horizonte vale a pena ou se seria melhor mesmo enfiar o rabo entre as pernas e aguardar ração e água fresca, depois de ir buscar a bolinha no fundo do quintal. Schopenhauer não gostaria do tom desse papo. O alemão sisudo, sentado numa mesa de bar, diria: meu caro, “talento é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem, gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros não vêem”. Dado o invisível soco na boca do “estômago” vazio – de bons argumentos contrários -, partiríamos resignados de volta à implacável busca pelo limite da ignorância?

No meio de uma praça ateniense Sócrates debatia com seus discípulos sobre a necessidade de romper com o conforto de seu conhecimento estático. Gritava ele aos quatro ventos que sábio era aquele que conhecia os limites de sua própria ignorância. Já o poeta de Itabira, com seus versos de ferro, vem fechar a nossa reflexão sobre a ignorância, nos servindo um prato de tempero forte. Drummond propõe que usemos de nossa ignorância para invalidar e, talvez, neutralizar o poder de quem deseja afligir a nossa realidade. “É virtude ser ignorante quando os sábios são perversos”, alfineta Carlos, o poeta de fala mansa e corte afiado nas entrelinhas.

O limite é a vontade; sempre será. O limite está no meu querer, o meu chafurdar no conhecimento, sem vergonha da pergunta, porque ela elimina o limite e, para a tristeza do pobre de espírito, cria outro. A vida é infinita em suas possibilidades, texturas e cores. Infinita e sedutora nas formas e na incontestável forma de nos surpreender. No exato momento em que nos aproximamos de suas bordas, com cara de ignorantes, ali mesmo, ela nos lança a distâncias colossais, de onde nos restará somente a decisão de nos levantar e caminhar na sua direção, de novo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More