Ford permite que cegos “vejam” a paisagem

Dispositivo captura os cenários de uma road trip e converte em pontos sensoriais para que deficientes visuais possam vivenciar a jornada.

Sinto, logo vejo: a nova lógica proposta pela Ford pode revolucionar a experiência a bordo de deficientes visuais.

A fabricante de carros sabe que o campo de visão é um dos maiores atributos das famosas roadtrips. O cenário da jornada é parte inegável da diversão e talvez seja até mais relevante que o destino final em si.

Embora tenham aprendido a curtir o processo a sua própria maneira, quem é privado do dom da visão não consegue aproveitar o máximo de uma viagem de carro. Ou melhor, corrigindo, não podiam. Um aparelho revolucionário que permite “traduzir” imagens em pontos sensoriais foi criado a partir da parceria da Ford com a GTB Roma e a Aedo, uma startup italiana.

Funciona assim: ao pressionar o botão principal do dispositivo que está fixado no topo da janela, a máquina “tira uma foto” da paisagem que se vê pela janela naquele instante. Depois, a foto tem suas cores convertidas numa escala cinza de alta intensidade, sendo que cada tonalidade tem uma vibração diferente. Ao sentir, com as pontas dos dedos, todas as vibrações que os pontos de cinza emitem, os cegos podem enxergar à sua maneira o cenário lá fora. Para tornar tudo ainda mais real, a inteligência artificial do gadget dá o contexto – como “montanha de neve”, por exemplo.

Chamado Few the View, o dispositivo está em fase de protótipo e não há ainda uma previsão para que chegue ao mercado.

Mesmo sem data para sua comercialização, já é possível ver – e sentir – dias mais promissores no horizonte da humanidade.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More