“Sinfonia da Violência”: a música menos agradável de se ouvir

Composição usa neurologia e técnicas sonoras e para provocar brasileiros diante do cenário de crimes no País.

testeiracannes

Uma pessoa é assassinada no Brasil a cada 10 minutos. Todos os dias são diversas notícias sobre crimes, algo que se tornou tão comum em nossas vidas que na maioria das vezes nem conseguimos nos espantar ou reagir. Pensando nisso, o coletivo de criativos Unlockers desenvolveu uma experiência para gerar uma reflexão sobre o assunto usando técnicas sonoras, neurologia e fatos reais.

Fotos Shot Alert Clube Tiro 38

A ação colocou cartazes com informações sobre assassinatos reais (entre eles o de Marielle Franco, por exemplo) que foram alvejados com o mesmo número de balas, além de armas dos mesmos calibres das usadas nos crimes. O som e a marca dos disparos foram usados para a composição da “Sinfonia da Violência”, que com recursos de áudio, gera reações físicas reais ao ouvinte e por isso recebeu o nome “a música menos agradável de se ouvir”.

“Este experimento musical foi criado para tirar as pessoas da inércia atual diante da violência no Brasil. Para isso, aliamos os barulhos reais de disparos, sons de baixa frequência, dissonância musical e outros elementos que comprovadamente resultam em sentimentos como ansiedade, tensão e medo”, explica Paulinho Corcione, updater, nosso parceiro e sócio e produtor da Lucha Libre Áudio – que assina a iniciativa, junto com o americano Drac Studio. A música foi desenvolvida com consultoria do Dr. Roberto Hirsh, neurologista do hospital Albert Einstein, tem ainda bateria gravada pelo integrante do Rock and Roll Hall of Fame, Matt Sorum (Guns N’ Roses e Velvet Revolver).

Para conhecer a experiência basta entrar no site Sinfoniadaviolencia.com, que também informa sobre o mapa da violência no Brasil e os crimes ilustrados nos cartazes estão disponíveis. As peças reais foram transformadas em uma exposição itinerante, que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. O próximo destino sera Brasília com direito a convite para o Ministro da Segurança Pública se juntar à causa. No site, também é possível conhecer e auxiliar instituições educacionais e contra a violência.

facebookcoverCannesA nossa cobertura do Cannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Apoio cultural do Canal GNT, LuchaLibre Audio e produtora Corazon Filmes. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More