Inteligência Artificial permite enxergar através de paredes

O sistema RF-Pose usa ondas de rádio frequência para detectar o movimento e a posição do corpo

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts conseguiu desenvolver um sistema que realiza um dos grandes desejos dos seres humanos: ver através das paredes.

Chamado de RF-Pose, o sistema usa ondas de rádio frequência para detectar o movimento e a posição do corpo, em seguida, criar usando inteligência artificial uma figura humana a base de listras de cores diferentes. Sua intenção principal, segundo os pesquisadores, seria ajudar pessoas em situações de necessidade.

O sistema poderia ser utilizado para monitorizar doenças, como Parkinson e a Esclerose Múltipla, fornecendo uma melhor compreensão da progressão da doença e permitindo que os médicos possam ajustar os medicamentos. Também poderia ajudar os idosos a viver de forma mais independente, proporcionando segurança para monitorar quedas, lesões e alterações nos padrões de atividade.

RF Pose

Uma ampla gama de aplicações

Apesar de ter sido pensado para ser usado na saúde, o sistema também pode ser útil em outros cenários. Como, por exemplo, a vigilância de indivíduos, já que é capaz de reconhecer várias pessoas ao mesmo tempo com alta precisão.

No futuro, também se pretende criar construções 3D de pessoas para oferecer um grau de detalhe dos movimentos muito maior. Ainda não há planos de marketing ou implementação, mas estes podem ser os primeiros passos de uma tecnologia que estará onipresente a médio ou longo prazo na sociedade moderna.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More