Banco Central russo apresenta notas comemorativas

Com tons de verde e amarelo, as notas seguem com os mecanismos de segurança para controle, como hologramas, faixas de verificação e outros.

Euro, libra ou dólar: nenhuma outra moeda se valorizou tanto quanto o rublo — ou melhor, quanto a nota de 100 rublos feita para comemorar a Copa do Mundo. A cédula emitida pelo Banco Central de Putin é vendida na internet por três ou quatro vezes o seu valor original.

A “inflação” da moeda segue fielmente a lei da oferta e demanda, uma vez que foram colocadas em circulação apenas 200 mil notas. as cédulas foram postas em circulação em número limitado: 200 mil moedas de papel especiais circulam por todas as regiões do país durante o evento esportivo.

Russia 100 Rubles 2018 FIFA World Cup

O dinheiro, que equivale a pouco mais de 6 reais, traz uma impressão especial. Na frente, é possível ver um garoto admirando o lendário goleiro soviético Les Yashin em ação, enquanto o verso da cédula é tomado pela figura de uma grande bola de futebol — mas, junto à geometria convencional, vemos um mapa da Rússia estilizado.

Com tons de verde e amarelo, as notas seguem com os mecanismos de segurança para controle, como hologramas, faixas de verificação e outros.

Embora as notas de 100 rublos tenham grande liquidez em território nacional, a edição comemorativa é uma verdadeira raridade: quem teve a felicidade de pegá-las, não passa para frente – ou então opta por tentar vender na internet, como muitos têm feito.

Soltar edições comemorativas de papel moeda é, de alguma forma, uma tradição em diferentes países, e não está necessariamente atrelado a um evento esportivo, como acontece com esse exemplo da Rússia.

Apesar da grande procura e beleza do dinheiro especial, a única coisa que fica clara aqui em território russo é que, no final das contas, as emoções e histórias provenientes de uma Copa do Mundo não têm preço.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More