A password will be e-mailed to you.

“Abusivo tudo isso”: Instituto de consumo infantil faz campanha contra McLanche Feliz A oferta de brinquedos como brinde, para estimular o consumo de alimentos é extremamente prejudicial à saúde das crianças

programa “Criança e Consumo”, do Instituto Alana, lançou ontem a campanha “Abusivo Tudo Isso”, nas redes sociais

Misturar comida com brinquedo é jogo baixo.

A oferta de brinquedos como brinde, para estimular o consumo de alimentos com altos teores de sódio, açúcar e gorduras é extremamente prejudicial à saúde das crianças. Sem uma mudança de hábitos e práticas de mercado, em menos de uma década, a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil.

Além disso, o fato de esses brinquedos serem exclusivos, efêmeros e colecionáveis faz com que a criança seja incentivada a consumir uma grande quantidade de “promoções” no curto espaço de tempo. Depois de conseguir o primeiro brinquedo da série, em geral, a criança quer completar a coleção. E depois a seguinte. E outra. Assim, a criança passa a ser uma espécie de promotora de venda da marca. E o apelo para que mãe, pai ou responsável compre os demais itens pode gerar estresse familiar.

 

E é por conta disso tudo que o programa “Criança e Consumo”, do Instituto Alana, lançou ontem a campanha “Abusivo Tudo Isso“, nas redes sociais. A ação propõe a assinatura de uma petição com denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, com cópia para o SAC do McDonald’s.

Para participar da petição, clique aqui.

 

No more articles

Send this to a friend