Os 4 prisioneiros com chapéus brancos e pretos. Conheça um dos mais famosos exercícios de dedução lógica do mundo

Os 4 prisioneiros com chapéus são tão famosos que viraram sinônimo de categoria. São os “Hat Puzzles” (Enigmas-Chapéu)

É tão famoso que virou sinônimo de categoria.

São os “Hat Puzzles” (Enigmas-Chapéu), um tipo de problema de dedução lógica criado na década de 60, também conhecidos por enigmas de indução.

Para resolve-los é preciso usar o raciocínio lógico sobre ações realizadas por outros indivíduos, o que no mundo dos desenvolvedores de games o pessoal chama de hierarquia de crenças. Em outras palavras, é necessário uma sequência de deduções, na ordem certa, para chegar na solução. Como nas Salas de Escape, por exemplo. Você mata uma pista, que ajuda a resolver a próxima e assim por diante.

Será que você consegue resolver o enigma original dos prisioneiros e dos chapéus? É simples, vale a pena tentar.

Bar graph with symbols depicting trees under categories A, B, C, and D, showing a significant variance in values. Hat Puzzles". Os 4 prisioneiros com chapéus

Os 4 prisioneiros com chapéus brancos e pretos

Era uma vez 4 prisioneiros. O guarda avisa que todos eles serão libertados, se pelo menos um responder corretamente qual é a cor do chapéu que está usando. Conta que são dois chapéus brancos e dois pretos, que foram colocados aleatoriamente na cabeça deles.

Eles não podem conversar entre eles, só podem se pronunciar se for para dar a resposta. Estão no mesmo ambiente, tem apenas uma pequena divisória, um biombo, que deixa três de um lado e um do outro.

O 1 vê o chapéu do 2 e do 3.
O 2 vê o chapéu do 3.
O 3 vê só a parede.
O 4 vê só a parede.

Não tem pegadinha absurda, tipo “tinha um espelho”, ou coisas malucas do tipo.

E é isso.

Qual deles pode resolver a parada?

A resposta você confere expandindo o box abaixo.

A Solução

Resposta: o número 2.

O número 1 pode ver o chapéu do 2 e do 3. Se fossem da mesma cor, ele já poderia deduzir que o dele seria da cor oposta e matar a charada. Como são de cores diferentes, ele não pode concluir nada – e portanto não se manifesta. Como ele permaneceu em silêncio, os outros prisioneiros deduzem que ele está vendo chapéus de cores diferentes.

Dessa forma, o número 2 pode deduzir que seu chapéu tem uma cor diferente do chapéu do 3, que ele está vendo que é branco. Portanto, o seu só pode ser o preto. Bingo!

O prisioneiro 2 é o cara que pode libertar todos eles.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More