Parabéns pra você, Curiosity!

Dia 05 de agosto é uma data muito especial. Quer dizer, pelo menos para o rover Curiosity, este simpático veículo-robô-Wall-E que pousou em solo marciano no dia seguinte (06/ago) a esta data, no ano de 2012, após percorrer 560.000.000 quilômetros do Cabo Canaveral até a cratera Gale, em Marte.

O que era para ser uma missão de dois anos, foi estendida indefinidamente em dezembro de 2012 e, desde então, a nem-tão-pequena-assim Curiosity (que tem até sua versão em LEGO) vem realizando investigações nos campos da biologia, geologia, geoquímica e radiação cósmica, entre outras.

Este post conta um pouquinho sobre o veículo de exploração e o vídeo abaixo, publicado pelo Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa em 2017, resume o trabalho da Curiosity ao longo de todos estes anos.

Porém, o mais curioso (pun intended) , é como a data de sua chegada em Marte foi celebrada, considerando a passagem do tempo em anos terrestres.

O equipamento para análise de solo da Curiosity tem uma membrana que vibra em diferentes frequências para acomodar a poeira recolhida em pequenos reservatórios. Posteriormente o solo é aquecido, liberando compostos que são estudados pelos pesquisadores do projeto.

Um ano após sua chegada, engenheiros da agência espacial decidiram enviar uma programação a esta unidade que a fizesse vibrar emitindo notas musicais. O afável robozinho, então, tocou/cantou “Parabéns pra você” a si mesmo no provável aniversário mais solitário da galáxia dia 05/agosto/2013 (aos 1’20” do vídeo abaixo você pode ouvir a musiquinha).

Ao contrário de uma popular crença de que esta cantoria se repete todos os anos, a música foi escutada em solo marciano apenas em 2013. Na palavras da diretora-chefe de tecnologia da NASA, Florence Tan, “não há ganho científico” em executar estes comandos; além disso, haveria o risco até mesmo de comprometer o equipamento.

:(

Com “Parabéns pra você” ou não, até poderia rolar festinha. Por enquanto, a população de seres, biológicos ou artificiais, vivos/ativos, em Marte é de 2. Além da Curiosity, o rover Opportunity também se encontra por lá desde 2008, mas, além de estar a quase 2.300 km de distância, foi colocado em modo de hibernação por conta de tempestades de areia gigantes desde Junho de 2018. Outro rover, a Spirit, chegou lá em 2004, atolou no terreno em 2009 e foi declarada morta inoperante em 2010.

De qualquer maneira, quando você for pra Marte, não esqueça de dar um abraço na Curiosity e desejar muitas felicidades nessa data querida.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More