Canto africano da abertura de “O Rei Leão” é inspirado na sinopse do filme

Descubra a origem e o significado do icônico canto africano na abertura de “O Rei Leão”, uma peça cultural que marcou gerações.

O canto africano que ecoa na abertura de “O Rei Leão”, reproduzido em outras versões do clássico da Disney, como o musical da Broadway, é um dos traços mais marcantes da produção original de 1994 e dá o início da canção “Circle Of Life”, interpretada pelo cantor Elton John. 

"O Rei Leão"


O Canto africano da abertura de “O Rei Leão” surgiu como uma encomenda por parte de Hans Zimmer, compositor alemão conhecido por seu trabalho com trilhas sonoras de filmes, ao produtor sul-africano Lebo M., que escreveu os versos na língua zulu – uma língua bantu originária do povo zulu. Trata-se de uma das 11 línguas oficiais da África do Suk, sendo falada principalmente na província de KwaZulu-Natal. 

Curiosidades linguísticas à parte, o produtor recebeu apenas uma sinopse bem simples do filme para usar de inspiração para a composição. O resumo dizia que “O Rei Leão” era uma história de um pequeno leão que perde o pai de modo trágico e precisa se virar sozinho para executar seu papel de rei dos animais.

No primeiro trecho, a música diz “Nants ingonyama bagithi Baba Sithi uhm ingonyama/ Nants ingonyama bagithi baba/ Sithi uhhmm ingonyama/ Ingonyama/ Siyo Nqoba/ Ingonyama/ Ingonyama nengw’ enamabala.”.

A palavra em zulu comum para leão é “ibhubesi” mas “ingonyama”, que aparece na música, refere-se a um leão em seu papel como o rei da selva. Assim, a tradução mais próxima é uma declaração de admiração, algo como “Eis aqui o rei (futuro)!”. 

O Rei Leão



O restante da letra significa algo como “Aqui vem o leão que será rei. Vamos conquistar. Um leão vem para este lugar aberto.”. Já traduzido para cerca de 32 idiomas diferentes, o canto africano que dá o tom do início do filme é cantando do mesmo jeito em todas as suas diferentes versões. 

O “Rei Leão” traz ainda outras referências aos idiomas africanos e a cultura do continente. A letra desse canto, por exemplo, descreve uma tradição dos Masai, povo que vive principalmente no Quênia. Além disso, os nomes de todos os animais do filme são em swahili, língua franca do Quênia, mas que não é a mesma utilizada na fala dos Masai. Por isso, algumas pessoas até julgam que a produção trata o continente da África como uma coisa só, sem diferenciar as culturas, línguas e tradições de cada uma de suas regiões. 

No próximo ano, a Disney lança nos cinemas uma nova versão de “O Rei Leão”. O trailer, divulgado na última semana de novembro, se tornou o segundo trailer mais visto da história durante um período de 24 horas após o lançamento. Com 224,6 milhões de visualizações no YouTube, ele ficou atrás apenas de “Vingadores: Guerra Infinita”, que somou mais de 230 milhões no mesmo tempo considerado.

FAQ sobre Canto africano da abertura de “O Rei Leão”

  1. O que influenciou Lebo M. a criar o canto icônico para “O Rei Leão”?
    A rica trajetória de Lebo M., refletindo sua herança sul-africana e sua jornada musical, conferiu ao canto uma ressonância cultural e emocional profunda. Suas experiências espelhavam temas de luta, resiliência e esperança, trazendo autenticidade aos primeiros momentos do filme.
  2. Qual era a visão de Hans Zimmer para o canto em “O Rei Leão”?
    Hans Zimmer almejava que a trilha sonora do filme representasse autenticamente a cultura africana. Ao comissionar Lebo M., buscava uma peça que fosse genuinamente espiritual e cultural, garantindo que a música ressoasse profundamente com a essência da história.
  3. Como a comunidade Zulu e o público africano mais amplo reagiram à representação de sua cultura no canto?
    A recepção do canto entre a comunidade Zulu e o público africano mais amplo foi provavelmente mista. Enquanto alguns podem ter sentido orgulho ao ver a cultura africana apresentada em um filme global, outros poderiam discutir as nuances da representação cultural e da precisão.


Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More