O misterioso “dark flow” – e se tudo que sabemos do universo estiver errado?

Até há pouco, o big bang, sobre o qual todos aprendemos na escola, prevaleceu como única teoria para explicar como surgimos. E até nos dava uma certa segurança. Agora, é cada vez mais questionado pelos cosmologistas, porque tem vários aspectos que não convencem (e Einstein não convence mais também, não inteiramente). Outras tantas hipóteses para o surgimento do universo (o surgimento do tempo e do espaço, a verdadeira natureza do universo) vêm sendo levantadas, como a teoria da inflação cósmica, a da matéria escura (dark matter), a da energia escura (dark energy).

E não é só isso. Descobriram faz pouco tempo um tal de fluxo escuro (dark flow), que não é um buraco negro mas uma ameaça infinitamente maior sobre a qual ninguém sabe NADA. É uma força absurda, de escala inimaginável, capaz de arrastar não uma galáxia inteira, mas vários grupos de galáxias ao mesmo tempo. Nenhuma teoria atual dá conta de explicar. Nenhuma chega perto de explicar.

E a incerteza só aumenta, a ponto de poder ser sintetizada na questão colocada no vídeo abaixo, documentário produzido pela BBC entre 2009 e 2010: tudo que nós sabemos sobre o universo está errado? (A resposta parece ser: Tem boas chances de estar.)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ge6RjTgyLr0[/youtube]

O vídeo 1, acima, levanta a bola e explica como o modelo matemático do universo usado pelos cosmologistas vem sendo desafiado por anomalias e fenômenos como o dark flow. Eis o restante da série: Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5 e Parte 6. Eu adorei a Parte 6, que começa dizendo que não há uma única resposta certa para a pergunta “que horas são?” e fala que o espaço-tempo é granular, que há “grãos de tempo” que se acumulam… (#PuraPoesia e/ou #PuraFilosofia)

Sem querer espalhar pânico com o “dark flow” ou com nosso desconhecimento básico. Mas é bom a gente tentar acompanhar como esses estudos evoluem, não? E humildade diante de tudo isso também ajuda.

via

Default image
Guest Post
Série do UoD que traz sempre um convidado especial para fazer um update que vale por um upgrade.

7 Comments

  1. o universo me faz percebe como somos ignorantes diante de toda essa grandeza,de como temos q parar de olhar para nosso umbigo e levantarmos os olhos para a verdade que está em cima.

  2. Essa uma força absurda, de escala inimaginável me lembrou a bola negra que engole planetas e galáxias no filme "O Quinto elemento" do Luc Besson 🙂

    O final, onde vc comenta sobre o tempo granular (#filosofia #poesia) me lembrou Jorge Luis Borges e o Livro de Areia. Não só ele, claro, mas tbem outros contos e a própria noção de espaço tempo que ele professava em seus textos.

  3. Ciência das origens do universo e da vida: nós temos referenciais teóricos e tecnologia adequados para responder a estes profundos mistérios?

  4. E é BEM MAIOR…. hahahaha Bjs!

  5. logo agora que estamos comecando a entender as redes socias, vc traz um problema maior?

Leave a Reply