in ,

Uma vending machine que não vende, troca

As vending machines convencionais, como o próprio nome sugere, vendem algum bem em troca de dinheiro. Mas em NY foi criada uma máquina com uma proposta diferente.

A Swap-O-Matic é uma máquina de trocas, que tem por objetivo abrir os olhos das pessoas para o hábito cultural do “consumo desenfreado” e estimular que elas doem e recebam itens usados gratuitamente.

Você se registra usando seu endereço de e-mail e já ganha créditos para começar a trocar com outros moradores da região. Veja abaixo como funciona:

Segundo o criador da máquina, depois de um período de trabalho voluntário em uma comunidade pobre, ele começou a refletir sobre a “mentalidade enraizada que já nasce programada para consumir e comprar cegamente”, sem considerar os impactos sociais e ecológicos do consumo.

O formato de vending machine foi escolhido justamente para ironizar o nosso vício cultural de imediatismo, gratificação instantânea e conveniência. A ideia do criador é começar a produzir mais máquinas como essa e espalhá-la para outros lugares do mundo.

Achei interessante o fato de não ter ninguém vigiando se você realmente coloca o objeto dentro do compartimento de troca ou não 🙂

What do you think?

82 points
Upvote Downvote

Written by Fabricio Teixeira

é designer e trabalha para deixar sua vida mais fácil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading…

0