in

826 National. Uma escola de fachada

A 826 National é uma escola de aulas particulares de redação para alunos de 6 a 18 anos.

É para lá que vão as crianças que acham que não sabem escrever ou o oposto: as que gostam muito.

É gratuíta e os professores são todos voluntários: escritores, jornalistas, redatores, etc. Já passaram por lá o Ira Glass, o Robbin Willians, só para citar alguns.

A primeira surgiu em São Francisco e o número 826 era o número da escola. Hoje são 8 escolas espalhadas pelos Estados Unidos e todas elas têm uma coisa em comum: uma fachada de mentira.

As escolas ficam sempre nos fundos de uma loja falsa.

Falsa e… absurda.

As lojas são as seguintes:

01. 826 Valencia/SF ( Pirate Supply Store): Loja para Piratas (ganchos, isca ou repelente de sereias, bandeiras, mensagens em garrafas, baús, tapa-olhos, bússolas, etc)

02. 826 NYC (The Brooklyn Superhero Supply Co.): Loja para Super-Heróis (capas, kits de identidades secretas, anti-matéria,  velocidade da luz em lata , gravidade em lata, etc)

03. 826 Michigan ( Liberty Street Robot Supply & Repair): Assistência Técnica para Robôs (upgrades emocionais, cérebros positrônicos e o campeão de vendas “Is Your Little Sister a Robot? Test Kit”)

04. 826 CHI (The Boring Store): Uma loja para espiões com objetos entendiantes e sem qualquer glamour (mas que na verdade são gadgets sofisticados).

05. 826 Seattle  (Greenwood Space Travel Supply Company): produtos para cientistas e aventureiros como combustível de foguete, armas de raio-laser e acessórios de naves espaciais em geral.

06. 826 LA (The Echo Park Time Travel Mart): Uma loja de conveniência com tudo o que você precisa antes de embarcar para 4ª dimensão, como ovos de pássaro Dodo. E, claro, café.

07. 826 Boston (The Bigfoot Research Institute): Tudo para sua pesquisa sobre o Pé-Grande, como kits de higiene para selva e vidros de escreção de serpente-marinha.

08. 826 DC (The Museum of Unnatural History): Museu dedicado as raridades entre as raridades e o surreal entre as surrealidades, como vidrinhos com leagrimas de unicórnio ou latas de Sopa Primordial.

Todas elas, com produtos expostos de verdade e a venda, com a receita revertida para manter a 826 National funcionando.

Além de ser, de cara, um lugar inspirador para deixar qualquer bloqueio criativo no chão, as lojas são um primor de arquitetura e muita, muita, muita direção de arte.

A loja do Brooklin, para Super-Heróis é um desbunde e dá vontade de comprar tudo. As embalagens são todas praticamente all-type, com uma Hoboken High estourada sobre fundo branco, para dar uma ideia de produto genérico mesmo.  E tem quase tudo online (depois visite os sites de cada loja, vale a pena)

 

Um galão de imortalidade por 11 dólares? Baratíssimo!

Pílulas contra enjôo para Piratas

“Você teve a coragem de fazer. Agora tenha a coragem de desfazer”

Lágrimas e essência de arroto de unicórnio, agora em práticas embalagens

Aqui, o simpático Dave Egger, o fundador dessa maravilha toda, falando um pouco sobre o 826 National no TED de 2008:

Bom, chega de falar. Só um parabéns enorme ao pessoal da 826 National por construir algo tão especial. Ensino de primeira. Pesquise mais.

Reportar

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote
Hero

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *