A 826 National é uma escola de aulas particulares de redação para alunos de 6 a 18 anos.

É para lá que vão as crianças que acham que não sabem escrever ou o oposto: as que gostam muito.

É gratuíta e os professores são todos voluntários: escritores, jornalistas, redatores, etc. Já passaram por lá o Ira Glass, o Robbin Willians, só para citar alguns.

A primeira surgiu em São Francisco e o número 826 era o número da escola. Hoje são 8 escolas espalhadas pelos Estados Unidos e todas elas têm uma coisa em comum: uma fachada de mentira.

As escolas ficam sempre nos fundos de uma loja falsa.

Falsa e… absurda.

As lojas são as seguintes:

01. 826 Valencia/SF ( Pirate Supply Store): Loja para Piratas (ganchos, isca ou repelente de sereias, bandeiras, mensagens em garrafas, baús, tapa-olhos, bússolas, etc)

02. 826 NYC (The Brooklyn Superhero Supply Co.): Loja para Super-Heróis (capas, kits de identidades secretas, anti-matéria,  velocidade da luz em lata , gravidade em lata, etc)

03. 826 Michigan ( Liberty Street Robot Supply & Repair): Assistência Técnica para Robôs (upgrades emocionais, cérebros positrônicos e o campeão de vendas “Is Your Little Sister a Robot? Test Kit”)

04. 826 CHI (The Boring Store): Uma loja para espiões com objetos entendiantes e sem qualquer glamour (mas que na verdade são gadgets sofisticados).

05. 826 Seattle  (Greenwood Space Travel Supply Company): produtos para cientistas e aventureiros como combustível de foguete, armas de raio-laser e acessórios de naves espaciais em geral.

06. 826 LA (The Echo Park Time Travel Mart): Uma loja de conveniência com tudo o que você precisa antes de embarcar para 4ª dimensão, como ovos de pássaro Dodo. E, claro, café.

07. 826 Boston (The Bigfoot Research Institute): Tudo para sua pesquisa sobre o Pé-Grande, como kits de higiene para selva e vidros de escreção de serpente-marinha.

08. 826 DC (The Museum of Unnatural History): Museu dedicado as raridades entre as raridades e o surreal entre as surrealidades, como vidrinhos com leagrimas de unicórnio ou latas de Sopa Primordial.

Todas elas, com produtos expostos de verdade e a venda, com a receita revertida para manter a 826 National funcionando.

Além de ser, de cara, um lugar inspirador para deixar qualquer bloqueio criativo no chão, as lojas são um primor de arquitetura e muita, muita, muita direção de arte.

A loja do Brooklin, para Super-Heróis é um desbunde e dá vontade de comprar tudo. As embalagens são todas praticamente all-type, com uma Hoboken High estourada sobre fundo branco, para dar uma ideia de produto genérico mesmo.  E tem quase tudo online (depois visite os sites de cada loja, vale a pena)

 

Um galão de imortalidade por 11 dólares? Baratíssimo!

Pílulas contra enjôo para Piratas

“Você teve a coragem de fazer. Agora tenha a coragem de desfazer”

Lágrimas e essência de arroto de unicórnio, agora em práticas embalagens

Aqui, o simpático Dave Egger, o fundador dessa maravilha toda, falando um pouco sobre o 826 National no TED de 2008:

Bom, chega de falar. Só um parabéns enorme ao pessoal da 826 National por construir algo tão especial. Ensino de primeira. Pesquise mais.