in ,

UoD no primeiro voo internacional movido a Biocombustível do mundo – KLM

Cheguei há pouco de Amsterdam, do primeiro voo internacional e o mais longo da história movido a biocombustível.

O Update or Die foi convidado por ser a comunidade de Early Adopters mais reconhecida do país (o que já é motivo de muito orgulho) e para começar uma aproximação e trocas com o pessoal do Social Media Hub da KLM, reconhecido e admirado por inovações em ações de marketing.

Fui entusiasmado acompanhar esse momento de transição, um salto tecnológico da empresa através do projeto BioFuel.

A empresa vem trabalhando, desde 2007, em parceria com a WWF – Holanda, com apoio da Nike, Heineken, Accenture e Philips e reforçou seu pioneirismo assim que o Boeing, com destino ao RJ – especialmente para a Rio +20, partiu de Amsterdam. Para termos uma ideia, a aeronave foi abastecida, parcialmente, com combustível sustentável feito de óleo de cozinha usado. O combustível alternativo sustentável é o único substituto apropriado para o querosene fóssil.

Tive a oportunidade de conversar com Johan Van de Gronden, CEO da WWF.  A primeira coisa que perguntei foi:

“não soa estranho uma organização não governamental socio-ambientalista apoiar um empresa de aviação?”.

Ele disse: “Sim, é estranho! A aviação é poluente, seria melhor não voar. Mas eu não estaria aqui divulgando meu trabalho e você não estaria aqui acompanhando tudo. É necessário para o nosso mundo girar, então se não tem como combater por que não se juntar a quem quer fazer da maneira correta e amigável ao meio ambiente? Divulgando, participando dessas práticas e incentivando outras empresas, de outros ramos, a adotarem políticas assim”.

O clima de entusiamo era claro, principalmente pela oportunidade de permitir aos consumidores essa opção: voar movido a BioFuel.

Conversei também com Joon Atsma, ministro da infraestrutura e meio-ambiente da Holanda (claro que só perguntei do programa depois de falarmos um tempão sobre o Brasil, o UoD e sobre nossos times nacionais de futebol). Ansioso para vir ao Brasil e ao Rio +20 apresentar o projeto,  falamos sobre como essas ações podem impactar no meu dia-a-dia.

Como essas iniciativas podem mudar a vida de um cidadão comum como eu?

Ele me deu dois exemplos ótimos e que ficam claros quando você passeia pelas ruelas de Amsterdam.

Primeiro falamos sobre o sistema de bicicletas, que parece ser o meio de transporte mais utilizado na cidade. Citou também as ações da empresa Car2go, que colocou trezentos carros elétricos nas ruas para serem compartilhados, é impossível passarem despercebidos. O aluguel é pago pelo tempo de uso e não tem hora nem lugar específico para devolvê-los, é só estacionar (você só precisa fazer um cartãozinho de sócio).

Com a iniciativa do BioFuel, a KLM estão dando um passo gigantesco, para uma nova fase no mercado da aviação mundial, encorajando outras empresas a seguirem o exemplo.

Lisonjeado e orgulhoso por apresentar o Update or Die para esse pessoal todo, trocar ideias sobre ações de marketing, participar do evento e do voo, agradeço ao pessoal da KLM e da Edelman (agência de PR que fez toda a ponte).

Após o jump um interessante infográfico sobre biocombustível. Vale para entender um pouco mais (após o jump):

Reportar

Hero

Escrito por Gustavo Giglio

Updater, sócio do UoD, diretor de marketing/novos negócios.

100 Posts Mr. Postman!1000 Posts NinjaContent AuthorStory MakerVotador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote