FIFA – Cartazes das cidades da Copa de 2014

Hoje, a Fifa divulgou os cartazes que promoverão as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Cada cidade foi responsável pela criação. Os de Recife e  RJ (acima) são os meus preferidos. Após o jump os outros. Bons, né?


via @folhaesporte

 

Default image
Gustavo Giglio
Updater, sócio do UoD, diretor de marketing/novos negócios.

12 Comments

  1. A questão que se coloca não é a de se gostar ou não gostar (eu particularmente me revejo na segunda opinião) mas se o trabalho reflete uma linha coerente de comunicação, se é eficaz e se está tecnicamente bem resolvido. A nenhuma destas questões pode-se dizer que sim. É pena vermos desperdiçada esta oportunidade de exibir ao mundo a capacidade criativa de um país do tamanho e a importância do Brasil. Aqui um bom exemplo de como se def+veria trabalhar um evento esportivo dessa natureza: http://logoblink.com/euro-2012-brand-design/.

  2. Sem querer desrespeitar os designers que criaram os posters acima, achei todos horríveis. Rio e Recife até que são aceitáveis. Tenho dificuldade em entender como que um evento desse porte não consegue reunir bons designers para fazer um trabalho bem feito. The vergonha de mostrar isso pro mundo.

  3. Marcelão De Moraes
    Marcelão De Moraes

    O de Recife ficou mto bonito, mas o the minha cidade, BH, decepcionou.

  4. Gostei de todos… pena que o logo e o mascote não seguiram a mesma linha de criatividade…

  5. Ai, ai… Fifa+Fuleco = fuleira.

    Olha… achei muito fraco, obras individuais bonitas como arte, mas nenhuma delas com um conceito que una todas como um conjunto coerente, cada uma tem seu próprio estilo, parece a técnica de template, coloca o logo e os patrocinadores e qualquer coisa no meio, que tenha haver com futebol, mas não tem coerência, sem unidade ou identidade visual, citando o Alexandre Wollner, numa palestra recente: os jurados que as escolheram, devem ser uns incompetentes, pois não se deram ao trabalho de fazer nada decente desde a criação do logo the copa, ao mascote, e pior ainda, não deram a possibilidade de colocar gente que entenda oque está sendo feito, para fazer esses trabalhos.

    Ou Seja MARMELADA!

  6. o de recife é bem bom!

  7. No de Porto Alegre tinha que ter um pé de macho!

  8. Francamente, o de BH não teve nada a ver. NADA!

  9. Gostei de vários individualmente, mas achei o conjunto da obra um samba do zagueiro doido.

  10. O de Manaus é de chorar de ruim.

  11. Nossa, Salvador que tem tantas cores e misturas ficou tão pastel…

  12. De maneira geral não gostei do conjunto the obra. Acho arriscado termos a liberdade para cada cidade-sede fazer seu cartaz e achar que um rodapé branco, cheio de logos de patrocinadores, the maneira tosca como é este padrão + um título 2014 Fifa World Cup bla, bla, bla, pode segurar uma unidade visual, ou uma identidade visual sobre o evento. Além disso, e como ficou evidente, alguns cartazes v√ao ficar melhores que outros. Todos trazem muitos clichês, que em qualquer brainstorm mais sério, deveriam ser cortados. O de Manaus, pra mim, é infeliz na solução the ilustração quase naiff. O de Porto Alegre tem cara de ClipArt (sei que não é, mas passa esta impressão). Sei não… O que os amigos do UoD acham?

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh