4’ and 33’’ of Uniqueness: uma experiência lúdica (no mínimo) curiosa

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É fato que os games se valem de diferentes linguagens e elementos culturais dentro de suas interfaces. Os elementos artísticos predominam cada vez mais, independente de plataforma ou interface.Em meio a este mundo de possibilidades lúdicas nos deparamos – algumas vezes – com algumas situações bastante experimentais e curiosas.

Gregory Trefay em seu livro “Casual Game Design”(2010, p. 20) apresenta um jogo experimental chamado “4 Minutes and 33 Seconds of Uniqueness”. No curioso game criado pelo game designer Petri Purho a única maneira de ganhar uma partida é ser a única pessoa no mundo conectada por quatro minutos e trinta e três segundos na interface do jogo.

Durante este tempo tudo que se vê é uma tela preta que vai diminuindo. O mecanismo do jogo checa constantemente um servidor na internet para verificar se alguma pessoa no mundo o está acessando. Se alguém está acessando a tela preta some e o jogo acaba. Apesar da ideia ser original é inviável comercialmente, por isso ele funciona mais como um projeto artístico experimental do que um game comercial.

O jogo, na verdade, foi inspirado pela peça musical 4’33’’ , também chamada de “Quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio”, do compositor avant-garde John Cage.

Quer conhecer mais sobre este curioso experimento? Clique aqui.

Referência:
TREFAY, Gregory. Casual Game Design. EUA: Elsevier, 2010

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