Ace of Aces: uma batalha aérea dual player em livros (!)

aceofaces

Ace of Aces é um livro-jogo que simula um combate aéreo da segunda guerra mundial. O jogo é formatado para dois jogadores e é assinado pelo game designer Alfred Leonardi. Foi editado aqui no Brasil pela Grow com o nome de “Duelo de Águias” em 1984; porém, lá fora foi publicado em 1980 pela Nova Game Designs. Eu estava fazendo uma arqueologia aqui na minha ludoteca e me deparei com essa raridade perdida em uma caixa e – apesar de já ter escrito sobre ele há muito tempo tempo atrás – vale a pena falar de novo pela curiosidade.

É um game engenhoso e bem diferente. O pacote inclui dois livros para cada oponente (eixo e aliados) e cada página é marcada com uma imagem de uma manobra aérea. A cada rodada um jogador deve escolher qual manobra vai fazer e informar o oponente, uma rápida soma é feita e pronto! Um número surge e ele corresponde ao número da página que os players devem ir juntos, aí checam quem acertou e quem errou o tiro pela figura dos aviões.

A mecânica é muito boa, pois cada jogador tem a visão perfeita de dentro da cabine do avião, então se você jogar lado a lado com o oponente sempre vai ver com perfeição um avião mirando o outro. É uma matemática singular.

Porém, o detalhe mais legal desse game é que – originalmente – ele foi concebido para ser jogado via telefone pelos players. Em uma época em que nem se sonhava com jogos multiplayer on-line, surgia este primeiro passo.

Aqui no Brasil o jogo não engrenou, mas lá fora saíram várias expansões. Para conhecê-las e saber mais desse game, clique aqui. (imagem do post retirada do site Board Game Geek)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More