O lugar mais (insuportavelmente) silencioso do mundo

camara

Não, não é a sala da diretoria. Nem o elevador. Nem a igreja. Nem o salão principal do mosteiro no alto das montanhas tibetanas.

O lugar mais silencioso do mundo, segundo o Guinness Records, fica em Mineápolis, nos Estados Unidos.

Uma “câmara anecóica” (sem ecos), com painéis acústicos de fibra de vidro com 1 metro de espessura, uma parede dupla de aço e mais 30 cm de concreto, capaz de absorver 99.99% dos sons, usada para testar volumes sutís de peças de produtos como cliques em botões, toques em telas de celulares, etc.

É quieta. Insuportavelmente quieta.

-” Ô! Dá pra aumentar o volume por favor? Tá incomodando demais!”

Ninguém conseguiu ficar mais do que 45 minutos lá dentro.

Só para você ter uma ideia, a NASA usa a câmara para treinar astronautas, que ficam alí boiando em um tanque cheio de água enquanto fazem algumas atividades, para avaliar o quanto o silêncio absoluto do espaço pode atrapalhar a concentração.

Steven Orfield, presidente da Orfield Laboratories, costuma desafiar os visitantes a ficar dentro da câmara, no escuro.

“A primeira coisa que você vai fazer, é se sentar. Nossa orientação espacial é feita através do som do nosso andar, da nossa movimentação. Dentro da câmera esses sons não existem e você começa a ficar desorientado. Depois, seus ouvidos vão se adaptar rapidamente. Quanto mais silencioso o lugar, mais coisas você irá ouvir. Dentro de você! Você vai ouvir seu coração batendo, algumas vezes vai conseguir ouvir seus pulmões respirando e um ronco no estômago fica incrivelmente alto. Na câmera, você vira o som.”

O próprio Orfield é capaz de permanecer respeitáveis 30 minutos dentro da câmara. Diz que só não fica mais porque, em poucos segundo,  a pequena válvula mecânica que tem no coração, fica muito, muito, evidente.

[via]

Default image
Wagner Brenner
Fundador e editor do Update or Die.

6 Comments

  1. Adoraria experimentar. Parece realmente uma experiência muito bacana! Quem sabe não daria até para tirar um cochilo?

  2. Fiquei agoniado só de lê e imaginar, Deus mim livre desse lugar… gosto dos sons e dos barulhos..

  3. Deve ser este o famoso silêncio ensurdecedor ;).

  4. Já tive a experiência de ficar numa câmara anecóica quando trabalhei numa empresa fabricante de alto-falantes. A sensação é muito estranha, pois você escuta seu coração, a respiração, a rangir dos dentes. E quando desligam a luz, ai vem o pânico… hehehe.

  5. Não é toa que tudo em excesso faz "mal".

  6. uou. eu queria tentar, quem sabe 1 minuto, de extremo silencio.

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh