Updaters “aprendendo a aprender” no MIT

testamit

mitch2

Ano passado estivemos com a Singularity University.

Este ano serão 6 meses com o Media Lab, do MIT.

Hoje fizemos a primeira aula do primeiro curso online (ao vivo, por stream) da história do MIT.

O curso é  o “Aprendendo a aprender criativamente”, sobre o processo de aprendizado informal e contínuo.

Com o microfone, o queridinho do queridinho do Piaget, Mitch Resnick (o “protegè” do Piaget é Seymour Papert, já com 84 anos e mentor de Resnick).

Como se isso não fosse o suficiente para colocar no CV, Resnick ainda pode se gabar de ser um dos responsáveis pela linha “Mindstorm” da Lego, aquela dos robôs. Fora os artigos para Wired, Business Week, Ted Talks, etc.

Estuda tecnologia e aprendizado há 30 anos, muito antes desse papo virar moda.

Bom, o balanço até agora é o seguinte: foram nada mais nada menos que 25 mil inscritos.

Desses, 6000 estão ativos na comunidade online.

Desses, uns 500 no grupo de brazucas, o 11191.

Desses, 67 no MIT/UoD.

A aula de introdução foi praticamente um preview do curso e a apresentação da tese: o jardim da infância como modelo ideal e conceitual de aprendizado (é em legal).

Se você não pode se inscrever, fique de olho, porque vamos compartilhar por aqui o material das aulas, como leituras, videos, dinâmicas, etc. Obviamente não temos a intenção de replicar o curso, mas pelo menos dar acesso ao que for possível em termos de conteúdo.

O que temos intenção sim é preparar nosso curso de PLE (Personal Learning Enviroment), provavelmente para o segundo semestre, e para isso vamos estudar, porque temos respeito à você leitor e não queremos oferecer mais uma arapuca pseudo-acadêmica baseada em trends, ministrada por alguma webceleb por aí (ouch).

Enfim, vamos ao que rolou:

01. Leitura recomendada, base da aula: All I really need to know I learned in Kindergarten

02. A aula:

03. Video curto sobre o Desafio Marshmallow (não confundir com aquele outro do prazer adiado, com as crianças, esse é outro)

04. Leitura complementar: Gears of my Childhood (Seymour Papert)

05. Biografia Seymour Papert (Wikipedia), o queridinho do Piaget.

Tá bom, se pintar mais alguma coisa durante a semana, eu trago. Vamos estudar.

Default image
Wagner Brenner
Fundador e editor do Update or Die.

10 Comments

  1. Obrigado por compartilhar, Wagner. (Perdi a inscrição e o post do dia 6 e estou me penitenciando por isso…)

  2. Boa síntese do conteúdo inicial. Vou indicar para os meus amigos que não estão inscritos mas que ficaram interessados.

  3. Dulce Tereza De Giorgio Rigotto
    Dulce Tereza De Giorgio Rigotto

    Também acho que o negócio é ler tudo! Vejam que linda essa síntese alquímica do texto "Gears of My Chidhood" do Seymour Papert: "I still consider the fundamental fact about learning: Anything is easy if you can assimilate it to your collection of models". Dá pra fazer um crossover de paradimas, né?

  4. Muito bom mesmo……muitas novidades pra tão pouco tempo……agora que estou me tornando íntimo com as ferramentas…..o Google+ ainda estava estacionado, sem muita utilização e estou vendo que é uma baita rede social, sem aquele monte de poluição visual do Facebook…….vamos que vamos, que até maio muita água vai rolar…… Abç colegas…

  5. To vendo o vídeo aqui, bom demais.

  6. Tb gostei, nosso grupo tem pessoas com experiências bem diferentes e a dinâmica é aquela do facilitador msm, o negócio é ler tudo.

  7. A primeira aula foi bem legal, espero no final do curso me surpreender ainda mais. Espero também uma versão brasileira do curso o quanto antes. Até a próxima aula!

  8. Obrigado UoD por essa grande oportunidade!
    Vejo vocês na próxima semana!

Leave a Reply