Meotar: o tira-filtro de Instagram

meotardest

meotariconMeotar é um app de iPhone para você deslizar seu dedo pelas fotos do Instagram e empurrar a camada de filtro pra fora da imagem.

Das suas, e de qualquer outra no seu feed. Parece um limpador de pára-brisas, que “limpa”  a camada do filtro.

Eu baixei, é divertido. Strip tease de filtro. Tem um quê de bisbilhotagem, de descobrir segredos, fuçar em gavetas alheias.

Mas… provavelmente você vai brincar uns minutos e sua perversão não vai mais parecer tão pervertida assim.

A tendência é de mais um app da categoria “cometa” (passa brevemente pela tela do seu iPhone), porque realmente não descobri outro propósito a não ser esse, da diversão.

Não funciona como uma retroengenharia da foto, como um metadata de Flickr, por exemplo, uma excelente maneira de aprender a fotografar. Nem o nome do filtro tem.

O que me faz pensar nessa relação de amor e ódio com os filtros e o orgulho da hash #nofilter, que na minha cabeça só faz sentido se for uma homenagem ao fotografado e não ao fotógrafo (tipo um pôr-do-sol ou uma modelo que, de tão bonitos, não precisam de mais nada. Mas se for por purismo é totalmente absurdo porque a barreira do purismo já foi, lááá trás.

Afinal, filtros são apenas mais uma etapa no processo fotográfico, para deixar uma imagem do jeito que você gosta. A pós-produção é tão válida quanto a pré-produção, acho.

Enfim, o app pra você deslizar o dedo e descobrir o “segredo” das fotos do Instagram como ela é, sem filtro, taí. Divirta-se!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (6)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More