O que o seu candidato tem a dizer sobre API?

Pode parecer absurdo, nerd, mas já passou da hora de candidatos a prefeitos, governadores e presidente, etc, começarem a tratar esse assunto com mais seriedade.

O que raios isso tem a ver com você?

API (Application Programming Interface) é a forma como um serviço, aplicativo, site, sistema, etc disponibiliza um ‘canal de comunicação público’ (via programação).

Em termos práticos, significa que uma pessoa qualquer pode fazer um aplicativo, com informações públicas, por exemplo, melhorando, complementando, ou simplesmente personalizando o acesso a essas informações.

É assim que Facebook, Twiiter, Google, etc aparecem nos sites – botões de ‘compartilhe’, ‘curtir’, ‘login via’ … São API’s disponibilizadas por esses serviços que os sites (como o próprio UoD) usam e personalizam.

Pontos de alagamento da sua cidade, locais de congestionamento, localização dos postos de saúde, fluxo de pessoas no metrô, etc, deveriam estar a uma linha de programação de distância.

Tudo isso permitiria que você pudesse usar aplicativos pra acessar essas informações, sem ter que ser obrigado, necessariamente, a usar os sites oficiais, que geralmente são difíceis de navegar, quando existem.

Toda informação pública deveria estar a nossa disposição, inclusive, via software.

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More